06-(PUC-PR) Leia a estrofe do texto a seguir e, em seguida, assinale a alternativa que corresponde ao verdadeiro sentido das acusações contra
Sócrates."O que vós, cidadãos atenienses, haveis sentido com o manejo dos meus acusadores, não sei; o certo é que eu, devido a eles, quase me esquecia de mim mesmo, tão persuasivos foram. Contudo, não disseram nada de verdadeiro. Mas, entre as muitas mentiras que divulgaram, uma, acima de todas, eu admiro: aquela pela qual disseram que deveis ter cuidado para não serdes
enganados por mim, como
homem hábil no falar"
a) Sócrates não está sendo acusado simplesmente porque não respeita o culto aos deuses ou por perverter a juventude, mas sim pelo fato de estar incomodando a aristocracia ateniense, ou seja, os poderosos da época, ao denunciar seus vícios baseados na ignorância e defender a busca da verdade e da virtude.
b) Para Aristóteles, principal acusador de Sócrates, o problema consiste nas falácias que o filósofo ensina como conhecimento verdadeiro para os jovens de Atenas, os quais acabam por fazer de Sócrates uma espécie de ídolo em contraposição aos verdadeiros deuses.
c) De acordo com o próprio Sócrates, nesse seu texto autobiográfico, as acusações contra ele têm um caráter eleitoral, visto que seus acusadores estavam interessados nas próximas eleições, mais do que no próprio julgamento.
d) A acusação contra Sócrates é, para Platão, um problema de relacionamento afetivo entre o acusado e seus acusadores, na verdade, tratou-se de uma questão passional ligada ao amor de Alcebíades por Sócrates.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra A
Explicação:
A letra A já diz o motivo da condenação de Sócrates, além de Sócrates ter irritados os sofistas e não ser mencionado.
Sócrates por meio da ironia e maiêutica fazia com que os cidadãos atenienses pensassem diferente e percebessem sua própria ignorância. Isso incomodou a aristocracia ateniense
Sobre a letra b: lembrar que Sócrates não deixou texto escrito
Sócrates era muito astuto e considerado sábio pelo Oráculo de Delfos, ele andava pelas ruas de Atenas dialogando com os jovens, com a finalidade de trazer a luz filosófica em suas palavras (A).
Utilizando da maiêutica (parto das ideias), Sócrates conversava sobre os temais mais corriqueiros e usava da técnica da ironia para desconstruir conceitos errôneos e do senso comum da época.
Sócrates focou sua filosofia no homem e na sua ética, tendo como primazia analisar o comportamento humano e filosofar acerca de como viver filosoficamente.
Com sua proximidade com os jovens atenienses e seu jeito provocativo para a época, Sócrates foi condenado à morte e levado a julgamento por, supostamente, não acreditar nos deuses gregos, mas sim em outras divindades e por corromper a juventude helênica com novas ideais e provocações para a tradição.
Link: brainly.com.br/tarefa/18724217