06 - O Coronelismo foi um período da história do Brasil, mais precisamente no período republicano entre o final do século XIX e início do XX, onde vigorava no país uma política controlada e comandada pelos ricos fazendeiros, donos de grandes faixas de terras chamados coronéis, dai o uso do termo. Todas abaixo são características do Coronelismo, EXCETO.
(a) Voto de Cabresto: Os coronéis negociavam os votos, se aproveitando de um sistema eleitoral frágil para manipular a escolha de seus candidatos. As regiões controladas pelos coronéis recebiam o título de curral eleitoral
(b) Fraude eleitoral: Para obter seus objetivos era comum o desaparecimento de urnas, a alteração de votos ou o uso do conhecido voto fantasma, que era quando os coronéis adquiriam documentos falsificados para que as pessoas pudessem votar várias vezes, usando até nomes de pessoas já falecidas.
(c) Política do café-com-leite: No início do século XX São Paulo e Minas eram os estados mais ricos do país. O Primeiro lucrava com o café, e o segundo tinha seu maior lucro na produção de leite e derivados. Os políticos destes dois locais faziam acordos entre si para continuarem a se manter no poder.
(d) Política dos Senadores: O presidente do Senado fazia acordos políticos com os governadores que apoiavam o presidente baseados nas trocas de votos, para que desta forma eles se reelegessem e pudessem se manter sempre no senado, assim. Ajudavam o presidente e os governadores facilitando a liberação de verbas federais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Explicação:
Somente a letra D não é uma característica do coronelismo.
Perguntas interessantes
ENEM,
5 meses atrás
ENEM,
5 meses atrás
ENEM,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Física,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás