Pedagogia, perguntado por mariaduassis, 11 meses atrás

06-Leia com atenção o fragmento do texto abaixo:
O impulso para o ganho, a perseguição do lucro, do dinheiro, da maior quantidade possível de dinheiro não tem, em si mesma, nada que ver com o capitalismo. Esse impulso sempre existiu entre garçons, médicos, cocheiros, artistas, prostitutas, funcionários corruptos, soldados, ladroes, cruzados, jogadores e mendigos- ou seja, em toda espécie e condições de pessoas, em todas as épocas, em todos os países da terra, onde quer que, de alguma forma, se apresentou ou se apresenta, uma possibilidade objetiva para isso. [...]
Agora, contudo, o ocidente desenvolveu uma gama de significados do capitalismo e o que lhe dá consistência- tipos, formas e direções- que nunca antes existiram em parte alguma [...]. o Ocidente, todavia [...] veio conhecer, na era moderna, um tipo amplamente diverso e nunca antes encontrado de capitalismo: a organização capitalística racional assentada no trabalho livre.
WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Martin Claret, 2001 (adaptado).
De acordo com a análise do trecho citado acima, podemos concluir que Max Weber:
Escolha uma:
a. Evidencia o caráter do lucro como um castigo e punição divina.
b. Destaca o caráter inédito do capitalismo, em que existe a busca do lucro associada a uma racionalidade não encontrada anteriormente.
c. Realiza uma crítica ao capitalismo pela forma como leva as pessoas a buscarem lucro acima de tudo.
d. Mostra a contradição existente no sistema e a necessidade de superação dessa contradição.

ate dia 28/02/2017

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
3
Bom dia!

Diferente de Karl Marx, Weber leva em conta as características socio-culturais dos modelos econômicos, não restringindo-se aos aspectos puramente financeiros. Weber vai indicar, portanto, que as práticas de propriedade e geradoras de lucro tomaram, no ocidente cristão, principalmente após a ascensão do protestantismo, um caráter racional de troca do trabalho livre por uma quantia de salário determinada.

b. Destaca o caráter inédito do capitalismo, em que existe a busca do lucro associada a uma racionalidade não encontrada anteriormente.

Abraços!

mariaduassis: muito obrigada.
Perguntas interessantes