06 - Escreva um relato pessoal, obedecendo toda a estruturação que aprendemos no PET VII, em que
você conte como tem sido esse tempo de quarentena e como espera que ele termine. Além disso, fale
sobre como você acha que este período influenciou na sociedade. Seu texto deve estar adequado à
variedade padrão da língua portuguesa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá pessoas,
Primeiro vou explicar um pouco sobre o gênero (a intenção é ajudá-los para que façam o próprio relato), depois dou um exemplo bem simples.
RELATO PESSOAL:
É um gênero que busca narrar algo, pode ser um fato específico, uma situação que vem sendo vivida (exemplo da pandemia que está ocorrendo)... Mas o que precisamos ter atenção são os elementos obrigatórios:
1º Você precisa logo no início já dizer o fato/situação que busca narrar.
2º Se houver uma sequência de ações, elas precisam obedecer a certa lógica. (Você não vai narrar um dia que foi viajar assim: Estava no carro para irmos. Levantei pela manhã para viajar... Primeiro você levanta da sua cama, depois você vai para o carro).
3º Delimite o espaço e o tempo.
Espaço é onde a situação ocorre: casa, cidade, carro...
Tempo é o período que ocorre: hoje, ontem, ano passado...
--- Aaaaah, não se esqueça que relato pessoal é sobre você (então use eu, meu...). E a normal padrão, é escrever de acordo com as regras do Português.
Exemplo de relato:
Desde o início da pandemia, a partir de março, eu passei a ficar em casa com minha mãe, meus dois primos e meu avô. No início ainda não estava realizando as atividades da escola, mas em maio começaram a enviar os PETs, Planos de Estudos Tutorados. Esses planos trazem atividades para fazermos durante esse período que estamos em casa. Confesso que não gosto muito, porque sinto que não aprendo tanto, como era quando íamos para a escola. Acho que esse período de pandemia irá afetar nossos estudos para sempre. Fora o impacto econômico na sociedade, o psicológico das pessoas, e claro, a perda de entes queridos. Espero que a vacina chegue logo ao Brasil, que possamos vacinar e seguir nossas vidas. Até lá, meu desejo é que as pessoas tenham mais consciência e se protejam, pois assim, protegerão todos.
Explicação: