Direito, perguntado por gcmfmarcia, 9 meses atrás

06. É correto afirmar em relação ao Poder Constituinte que a) as limitações circunstanciais ao poder de emenda à Constituição Federal (vigência do estado de sítio, estado de defesa e intervenção federal) são de caráter absoluto, e impedem a votação e a promulgação de toda e qualquer emenda à Carta Magna. b) o Poder Constituinte Originário condiciona a aprovação de emendas constitucionais à sanção do Presidente da República. c) a elaboração de Constituição Estadual é resultado da atuação do Poder Constituinte Originário. d) tecnicamente, Reforma, Emenda e Revisão Constitucional são expressões equivalentes.


karinabrt15: A - Art. 60, §3º, CF (Creio que seja a correta)
Lauradvpereira: A - Art 60, §1° CF

Soluções para a tarefa

Respondido por karinabrt15
5

Resposta:

A - Creio que seja a correta (art.60, §3º, CF)

Explicação:


wgwesleystm: Na verdade, a resposta correta é a letra A. Contudo, a fundamentação é o artigo 60, parágrafo 1º, da CF/88.
Respondido por AnthonioJorge
0

Quando em vigência de Estado de Sítio, Estado de Defesa e/ou Intervenção Federal, é proibido a votação e promulgação de toda e qualquer emenda à Constituição. Logo, a alternativa A está correta.

A fundamentação da resposta está disposta no parágrafo 1º do art. 60 da Carta Magna de 1988.

O art. 60 é o artigo que trata das emendas à Constituição, determinando como devem ser propostas, por quem devem ser propostas e quando estão permitidas ou proibidas.

Assim, há limitações circunstanciais à possibilidade de emenda à Carta de 1988, conforme proposto no artigo referido. Isto ocorre porque o Estado de Sítio, o Estado de Defesa e a Intervenção Federal são circunstâncias especiais em que a nação foca sua atenção para determinados assuntos urgentes.

Tal parágrafo serve para proteger a legislação de quaisquer abusos que possam vir a ocorrer na mente dos parlamentares durantes tais circunstâncias.

Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/27271787

Anexos:
Perguntas interessantes