História, perguntado por maiconmd, 9 meses atrás

06 - Atente para o seguinte excerto a respeito dos mandatos de Fernando Henrique Cardoso:
“O Presidente aprofundou as reformas e buscou diminuir o estado-empresário (Estado interventor, muito envolvido na produção de bens e serviços), ainda que fosse criticado pela falta de ação em áreas como educação, saúde e previdência social, bem como pela privatização e seus métodos. Os recursos gerados pelas privatizações, aliás, não se converteram em pagamento da dívida pública nem em in- vestimentos. Eram usados para pagar tão-somente o montante principal da dívida, que praticamente quadruplicou durante os dois mandatos de Fernando Henrique”.
BARBEIRO, Heródoto; CANTELE, Bruna R.; SCHNEEBERGER, Carlos A. História: volume único para o ensino médio. São Paulo, Scipione, 2004, p.468.
A partir da leitura do excerto acima, é correto inferir que:
a) os governos de FHC, além de combaterem a inflação com o Real, também são responsáveis por um grande investimento em áreas sociais fundamentais e pela manutenção das empresas do Estado.
b) FHC fez grandes mudanças na estrutura econômica do Brasil, que levaram à redução da en- trada de capital especulativo e, também, ao fim dos pedidos de empréstimos pelo governo a credores externos e internos.
c) o sucesso econômico dos governos de FHC, apesar dos percalços, promoveu a estabilidade da moeda e garantiu a continuidade do modelo político, com a eleição do candidato governista à presidente, em 2002.
d) apesar de uma moeda equilibrada, o Brasil, durante o governo de FHC, teve aumento da dívida pú- blica e pouco investimento em setores cruciais, daí se explica a crise do apagão em 2001 e 2002.
e) assim como os planos econômicos anteriores, também o Plano Real perdeu força em pouco tempo, principalmente pelo boicote dos grandes empresários supermercadistas.

Soluções para a tarefa

Respondido por pauloescola147
93

Resposta:

d) apesar de uma moeda equilibrada, o Brasil, durante o governo de FHC, teve aumento da dívida pú- blica e pouco investimento em setores cruciais, daí se explica a crise do apagão em 2001 e 2002.

Explicação:

Respondido por LarissaMoura3
20

A afirmativa correta é a D) apesar de uma moeda equilibrada, o Brasil, durante o governo de FHC, teve aumento da dívida pública e pouco investimento em setores cruciais, daí se explica a crise do apagão em 2001 e 2002.

Considerando os mandatos de Fernando Henrique Cardoso, temos que o governante durante seu mandato aumentou as reformas e tentou diminuir o denominado estado-empresário (que é um estado interventor e envolvido no processo produtivo), mesmo sofrendo bastante críticas.

Durante o governo FHC, mesmo com uma moeda equilibrada, o país sofreu um aumento da dívida pública e teve pouco investimento em setores cruciais, o que resultou na crise do apagão entre os anos de 2001 e 2002.

Bons estudos!

Perguntas interessantes