06 - Após ler (e se possível ouvir) a canção “Cálice”, de Chico Buarque e Gilberto Gil, responda:
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue
Como beber dessa bebida amarga
Tragar a dor, engolir a labuta
Mesmo calada a boca, resta o peito
29
Silêncio na cidade não se escuta
De que me vale ser filho da santa
Melhor seria ser filho da outra
Outra realidade menos morta
Tanta mentira, tanta força bruta
(...)
Fonte: Capa Divulgação. Disponível em: . Acesso
em: 09 ago. 2020.
Quais os sentidos possíveis para a palavra “Cálice”, na canção acima?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Cálice é uma canção com muitas metáforas nas quais Chico Buarque e Gilberto Gil usaram para contar sobre a situação em que vivia a sociedade durante a ditadura militar. O desejo expresso na canção é o de se livrar das desigualdades sociais no Brasil nesse período. Eles abordaram ainda, a questão do envolvimento de políticos com mortes ocorridas no período, denunciam os métodos de tortura e repressão que eram submetidos às vítimas para conseguir o silencio das mesmas e o desejo de libertar-se das imposições feitas pelo governo militar. Expõe a realidade do regime militar nas entrelinhas
Explicação:
Na canção acima, a palavra “Cálice” pode ter o sentido de experiência dolorosa, de provação, sofrimento, ou de ordem para se calar (cale-se!), sinal de censura. Pode ser ainda uma referência ao sangue das vítimas da Ditadura Militar (cálice de vinho tinto de sangue).
Explicação:
A canção "Cálice", de Chico Buarque e Gilberto Gil, foi composta durante o período da Ditadura Militar no Brasil, que, entre outras coisas, censurava a produção artística no país que denunciasse os abusos e violências desse regime ou apresentasse ideias contrárias às defendidas pelos militares.
Assim, o termo "cálice", na frase "Pai, afasta de mim esse cálice" dita por Cristo durante o calvário, pode remeter à experiência de sofrimento e violência, mas também à censura imposta pela ditadura.