Geografia, perguntado por gj77116, 8 meses atrás

06 – A Guerra Fria nunca gerou um conflito armado direto entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética
(URSS), porém, resultou em conflitos armados ao redor do mundo e em uma disputa que ocorreu
em diversos. Explique como os conflitos abaixo influenciaram na Guerra Fria.
a) Guerra da Coreia:
b) Guerra do Vietnã:
c) Crise dos Mísseis em Cuba:
d) Guerra do Afeganistão:

Soluções para a tarefa

Respondido por awcjr212
105

a) Guerra da Coreia: A Guerra da Coreia foi um conflito armado travado entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, no contexto macro da Guerra Fria.

b) Guerra do Vietnã:Nesse conflito, vitemas vinculados ao Vietminh haviam lutado contra as tropas franceses para colocar fim ao domínio colonial da França na região chamada Indochina Francesa.

c) Crise dos Mísseis em Cuba: O episódio chamado de Crise dos Mísseis de 1962 refere-se aos treze dias de impasse entre Estados Unidos e União Soviética, em outubro de 1962, devido à instalação de mísseis nucleares soviéticos na ilha caribenha de Cuba. No ano de 1959, um movimento revolucionário derrubou o ditador cubano Fulgêncio Batista, instalando no país um governo socialista liderado por Fidel Castro.

d) Guerra do Afeganistão:   Guerra do Afeganistão é a atual fase da guerra civil afegã, que opôs, inicialmente, os Estados Unidos, com a contribuição militar da organização armada muçulmana Aliança do Norte e de outros países ocidentais, ao regime talibã.


sorakalust666: obrigado msm irmao vc me ajudou muito cara
Respondido por PedinGordin
18

a) Guerra da Coreia: Esse foi o primeiro grande conflito depois da Segunda Guerra Mundial, e aconteceu  entre 1950 e 1953. Esse conflito foi resultado da divisão da Península da Coreia, feita por americanos e  soviéticos, em 1945. O norte, governado por comunistas e o sul, governado por um governo capitalista.  A tensão desenvolvida entre os dois lados, entre 1945 e 1950, levou os norte-coreanos a invadirem a  Coreia do Sul. O objetivo era reunificar a Coreia sob um governo comunista. Os soviéticos participaram  do conflito às escondidas e os americanos entraram no conflito já em 1950. O conflito foi encerrado sem  vencedores e a península permanece dividida até hoje.

b) Guerra do Vietnã: Este conflito aconteceu entre 1959 e 1975 e foi um dos momentos mais tensos dos  EUA na Guerra Fria. Nessa guerra, Vietnã do Norte e Vietnã do Sul travaram um conflito aos mesmos  moldes do que havia acontecido na Coreia. Os americanos, em socorro aos sul-vietnamitas, invadiram o  país e passaram a lutar contra o Vietnã do Norte. A Guerra do Vietnã foi cara para a economia americana  e custou milhares de vidas ao seu exército, que se retirou do país, em 1973, derrotado. Em 1976, o país  foi unificado sob domínio do governo do Vietnã do Norte.

c) Crise dos Mísseis em Cuba: Esse foi o momento de maior tensão em toda a Guerra Fria. Cuba, que havia  passado por uma revolução nacionalista, em 1959, e um tempo depois aliou-se com os soviéticos, por  causa dos embargos americanos, permitiu que os soviéticos instalassem uma base de mísseis em seu  território e deu início à crise diplomática. Com isso, o governo americano ameaçou os soviéticos de  guerra, caso os mísseis soviéticos não fossem retirados. Duas semanas depois, os soviéticos retiraram  os mísseis de Cuba e, em troca, os americanos retiraram mísseis da Turquia.

d) Guerra do Afeganistão: Os soviéticos invadiram o Afeganistão, em 1979, em apoio do governo comunista  daquele país contra os rebeldes fundamentalistas islâmicos que atuavam, sobretudo, no interior afegão. Ao longo de dez anos de conflito, os soviéticos lutaram em vão contra as forças rebeldes. Exauridos economicamente, os soviéticos retiraram-se do Afeganistão, em 1989.

Perguntas interessantes