06) (444570) Leia o texto abaixo. [...] Entende-se por "preconceito" uma opinião ou um conjunto de opiniões, às vezes até uma doutrina completa, que é acolhida acrítica e passivamente pela tradição, pelo costume, e a aceitamos com tanta força que resiste a qualquer refutação racional. Procuremos compreender melhor em que consiste a discriminação distinguindo as fases por meio das quais ela se desenvolve. Num primeiro momento, a discriminação se funda num mero juízo de fato, isto é, na constatação da diversidade, os homens são de fato diferentes entre si. O juízo discriminante necessita de um juízo ulterior, desta vez não mais de fato, mas de valor: ou seja, necessita que, dos dois grupos diversos, um seja considerado bom e o outro mau, um superior e outro inferior. O processo de discriminação não termina aqui, mas se completa numa terceira fase, que é a verdadeiramente decisiva, com base precisamente no juízo de que uma raça é superior e é a outra é inferior, sustenta que a primeira deve comandar, a segunda obedecer. Os preconceitos nascem das cabeças dos homens. Por isso, é preciso combatê-los na cabeça dos homens, isto é, com o desenvolvimento das consciências e, portanto, com a educação, mediante luta incessante contra toda forma de sectarismo. Existem homens que se matam por uma partida de futebol. Onde nasce a paixão senão na cabeça deles? Não é uma panaceia, mas creio que a democracia pode servir também para isto: a democracia, vale dizer, uma sociedade em que as opiniões são livres e, portanto, são forçadas a se chocar e, ao se chocarem, acabam por se depurar. [...] BOBBIO, N. A natureza do preconceito. In: Elogio da serenidade e outros escritos morais. SP: Editora UNESP, 2002. p. 103-118. Do texto, que trata das esferas dos fatos e dos valores na sociedade, depreende-se que
A) o caminho de superação do preconceito e da discriminação é a tradição, uma vez que a força dos costumes sociais minimiza as possibilidades de ação contra minorias. B) o juízo de fato é o começo da atitude preconceituosa, uma vez que, estabelecido este juízo, o juiz de valor se seguirá, o que implicará a atitude discriminatória.
C) o preconceito e a discriminação são de natureza irracional, por isso deverão ser combatidos com o cultivo da racionalidade e da lucidez de consciência, através da educação. D) o sistema democrático, por ser forma de governo e organização social que cultiva a liberdade, acaba por favorecer e alimentar atitudes preconceituosas e discriminatórias.
Soluções para a tarefa
A resposta correta sobre discriminação e preconceito, segundo o texto, é a letra C: "o preconceito e a discriminação são de natureza irracional, por isso deverão ser combatidos com o cultivo da racionalidade e da lucidez de consciência, através da educação."
Preconceito e discriminação
O preconceito é a atitude de julgar previamente uma pessoa ou grupo por determinadas características dele(s), como exemplo: cor da pele, modo de falar, a sua profissão ou tradição religiosa. Essas atitudes levam muitas vezes a ato de violência simbólica e até mesmo física.
A discriminação é o ato de separar e distinguir uma pessoa ou grupo por apresentar características diferentes. Segundo o texto, o preconceito deve ser combatido pelo uso da racionalidade, ou seja, conscientização das pessoas sobre o assunto. Por isso, o autor coloca a educação como uma importante ferramenta para combater o preconceito.
Aprenda mais sobre o que é preconceito aqui: https://brainly.com.br/tarefa/20530170