Filosofia, perguntado por hobipallet, 6 meses atrás

05 - Sócrates era uma figura célebre de Atenas. Carregava consigo uma quantidade imensa de seguidores e discípulos, sobretudo jovens. Esse comportamento deu a ele inimigos entre as figuras mais poderosas de Atenas. Isso devia-se ao fato de:


a - por conta de seu método, que acabava expondo e irritando seus interlocutores e estimular a consciência crítica, o que não interessava às lideranças políticas.


b - por conta de seu método, que estimulava seus interlocutores a seguir os costumes e leis das lideranças políticas de Atenas.


c - incentivava a juventude a conciliar o pensamento mítico com o filosófico, pois desta forma não criaria atritos com nenhuma das partes.

Soluções para a tarefa

Respondido por Nikuhamonu
1

Resposta:

A) verdadeiro.

Sócrates estimulava aos seus interlocutores a pensarem sobre os aspectos simples e as suas causas, a refletirem o porquê das coisas. Ele ficava instigando a mente dos interlocutores através de perguntas.

Obviamente, aqueles que seguiam as tradições e leis gregas não gostavam disso, porque se alguma lei fosse arbitrária, obviamente que as pessoas iriam perceber que ela não deveria ser seguida.

B) falso. Eu não acredito que Sócrates incentivava as pessoas a não seguirem as leis, mas sim, levava aos seus interlocutores a questionarem as coisas. Perceber a fragilidade da estrutura legal grega é meio que efeito colateral do processo.

C) falso. Sócrates não era apologista. Apesar de Sócrates considerava que suas reflexões e "ensino" ao deus (que meio que não tinha nada de ensino porque ele só instigada o interlocutor a chegar as próprias conclusões).

Aliás, o processo de perguntar de Sócrates é chamado de ironia, e o processo de surgimento de pensamento é chamado de maiêutica.

O trabalho de Sócrates é comparado ao de uma parteira. A pessoa é a grávida e a ideia é o bebê. Sócrates apenas ajudava a pessoa a ter a ideia.

Perguntas interessantes