05) Relacione o surgimento de regimes ditatoriais na América Latina, com o contexto da Guerra Fria
Soluções para a tarefa
Resposta: Pelo interesse de ambas potencias na america latina, ditaduras começaram a aparecer para evitar que o "inimigo" se estabeleça, EUA influenciavam para ditaduras "capitalistas" com medo do comunismo, e a URSS influenciava para ditadutas "comunistas" com medo dos EUA, a america latina era um alvo de ambos, por diversos motivos, como disponibilidade de recursos e uma posição boa para ataques.
Explicação: Junto na resposta, baseado em livros e estudos gerais.
Resposta:
As ditaduras na América Latina se estabeleceram no período em que a ordem internacional sofria pelos enfrentamentos da Guerra Fria. Na época, os Estados Unidos desenvolveram uma série de mecanismos de combate ao expansionismo comunista. Já nos anos 1950, fora estabelecida pelas autoridades do país a Doutrina de Segurança Nacional, cujas diretrizes procuravam combater o “perigo vermelho” dentro e fora do território norte-americano.
Neste contexto, e notadamente a partir da Revolução Cubana e da ascensão do governo comunista de Fidel Castro, os EUA viriam a intensificar a vigilância sobre a América Latina. Tal preocupação originou, por exemplo, a Aliança para o Progresso, programa instituído por Washington conjuntamente a diversas lideranças latino-americanas, através do qual buscava-se melhorar os índices socioeconômicos da região e, concomitantemente, frear o crescimento das alternativas socialistas.
No entanto, a despeito de tais esforços, grupos de esquerda e simpatizantes da causa comunista floresceram em diversas nações do continente. Frente a isso, e não raramente com auxílio estadunidense, forças conservadoras se mobilizaram nessas regiões e, atendendo a demanda de diversos setores da sociedade civil, apoiaram a instituição de governos militares. Através de golpes de Estado sucessivos, a América Latina assistiu nos anos 60 e 70 a ascensão de inúmeras ditaduras militares.
espero ter te ajudado ;)