05- Reflita sobre as caracteristicas da Volta as aulas. Quais os pontos positivos e
negativos encontrados por voce nesse retorno ? -
Sua resposta
Soluções para a tarefa
Embora medidas emergenciais como a suspensão das aulas presenciais sejam importantes no combate à disseminação do novo coronavírus, pesquisas mostram que haverá múltiplos impactos nos alunos e nos educadores, exigindo um esforço do poder público de um planejamento de volta às aulas gradual e articulado entre diferentes setores, como Educação, Saúde e Assistência Social. Até porque, evidências mostram que a Educação Pública é um pilar fundamental para a reconstrução de um país após crises profundas. Essas são as mensagens da nota técnica do Todos Pela Educação “O retorno às aulas presenciais no contexto da pandemia da Covid-19: contribuições para o debate público”, lançada no dia 7 de maio. Essa é uma das dezenas de ações que o Todos Pela Educação vem fazendo para fortalecer a Educação Pública nesse cenário tão desafiador, conheça, divulgue e apoie as iniciativas!
++ELEIÇÕES MUNICIPAIS: SEU CANDIDADO ESTÁ PREPARADO PARA OS DESAFIOS TRAZIDOS PELA COVID-19 À EDUCAÇÃO? VEJA QUAIS SÃO ELES!
O documento é tema de dois encontros virtuais que o Todos Pela Educação promovidos em maio. Os webinários “O Desafio da volta às aulas: contribuições para o debate público” reuniram especialistas e professores para destacar as medidas cruciais a serem planejadas para a retomada das aulas. Assista aos debates.
BAIXE AQUI A NOTA TÉCNICA
Ou
ACESSE A NOTA TÉCNICA COMPLETA AQUI:
View in Full Screen
Em complemento à nota técnica anterior sobre os desafios do ensino remoto, a análise atual organiza os principais aprendizados advindos de pesquisas sobre países e regiões que já passaram por situações de suspensão prolongada das aulas presenciais – em função, por exemplo, de epidemias, guerras e desastres naturais -, que podem ajudar na superação dos desafios que serão enfrentados pela gestão educacional brasileira nos próximos meses. O objetivo é qualificar o debate e o poder público e apontar questões relevantes a serem consideradas na futura reabertura das escolas (sem, contudo, esgotar as discussões, uma vez que o debate é complexo e está em constante mudança).
+LEIA MAIS: PROFESSORES RELATAM OS DESAFIOS DA VOLTA ÀS AULAS FRENTE À PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS
Orientações do CNE
No dia 28 de abril, o Conselho Nacional de Educação (CNE) enviou ao Ministério da Educação (MEC) uma resolução com diretrizes referentes ao período de suspensão do ensino presencial e à volta às aulas no contexto da pandemia. Abordando temas como os apontados nas notas técnicas do Todos Pela Educação, o documento criado pelo CNE fala de diversidade de atividades no ensino remoto, ações de acolhimento e avaliações diagnósticas no retorno às aulas presenciais. O texto foi aprovado pelo MEC no dia 1º de junho com a suspensão do trecho que se refere às avaliações, que deve ser reexaminado pelo conselho.
e isso é uma coisa ruim
não sei se tá certo mas espero ter ajudado