05 – Quais são os dois países da Ásia que em junho de 2020 entraram em atrito? Resuma essa tensão.
Soluções para a tarefa
Índia e China, as duas nações mais populosas do mundo — com os dois maiores exércitos e armas nucleares — estão em conflito há semanas no Himalaia.
A área do confronto está exatamente na fronteira — chamada de Linha de Controle Real ou LAC (na sigla em inglês) — entre os dois países no vale de Galwan, em Ladakh.
Isso ocorre na disputada região da Caxemira, que é altamente militarizada e ponto de frequentes conflitos por causa de reivindicações territoriais concorrentes entre Índia, Paquistão e China.
No vale de Galwan, muitos incidentes entre patrulhas indianas e chinesas têm sido registrados. Desde abril, os dois lados acumulam tanques, artilharia e tropas nas proximidades do vale. As forças terrestres são apoiadas por helicópteros de ataque e aviões de combate.
No início de maio, as tensões aumentaram depois que a imprensa indiana disse que as forças chinesas montaram tendas, cavaram trincheiras e transportaram equipamentos pesados vários quilômetros para dentro do que era considerado pela Índia como seu território.
O movimento ocorreu depois que a Índia construiu uma estrada de várias centenas de quilômetros para ligar uma base aérea de alta altitude que reativou em 2008.
A Índia culpou a China pela situação dizendo que durante o processo em andamento no vale de Galwan, um confronto violento ocorreu à noite com vítimas de ambos os lados.
A China, por sua vez, pediu à Índia para não tomar medidas unilaterais ou criar problemas, e disse que foi a Índia que cruzou a fronteira, provocando e atacando o povo chinês, resultando em sério confronto físico entre as forças fronteiriças dos dois lados.
Vários fatores levaram a esse confronto, mas objetivos estratégicos concorrentes estão na sua raiz.
A Índia e a China compartilham uma fronteira com mais de 3.440 km e reivindicações territoriais ao longo dela.
Desde a década de 1950, a China se recusa a reconhecer as fronteiras traçadas durante a era colonial britânica.
Em 1962, isso levou a uma guerra breve e brutal, que resultou em uma humilhante derrota militar para a Índia.
Desde essa guerra, Índia e China se acusam mutuamente de invasão.
A Índia diz que a China está ocupando 38 mil km² de seu território — que fica na área onde o atual confronto está ocorrendo.
A China reivindica todo o Estado de Arunachal Pradesh, que chama de Tibete do Sul.
Existem também várias outras regiões em que os dois países têm opiniões diferentes sobre a localização da fronteira.
A Linha de Controle Real é mal demarcada e fica em Ladakh, onde há muitos rios, lagos e calotas de neve — o que significa que a linha que separa os soldados pode mudar e eles geralmente se aproximam do confronto.
Várias rodadas de negociações nas últimas três décadas falharam em resolver as disputas de fronteira, mas mantiveram um certo grau de estabilidade na região.