05 – Produção de textoVocê sabe o que são ATM e DTM?Por Odontoprev em 04 de Agosto de 2017“ATM” é a sigla para Articulação Temporomandibular, a articulação que liga nossa mandíbula ao crânio.Problemas na ATM geralmente apresentam diferentes sintomas que incluem fortes dores de cabeça,similares a uma enxaqueca, dores de ouvido e atrás dos olhos, dores e dificuldade ao fazer movimentos mais bruscos com a boca, flacidez dos músculos da mandíbula e mandíbulas que travam ou saemdo lugar. Todos esses problemas são classificados normalmente como DTM: Disfunção da articulaçãoTemporomandibular. A DTM tem como uma das principais causas o estresse e a ansiedade, e por issotambém está diretamente ligada ao bruxismo, hábito de ranger os dentes. A DTM não tem cura, maspode ser tratada e controlada.A partir do texto motivacional e baseando em seus conhecimentos, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema :O impacto de uma másaúde bucal na vida das pessoas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
05. A saúde bucal afeta diversos aspectos da vida de uma pessoa, indo até mesmo além daquilo que imaginamos. Vai desde aspectos como a digestão, até a saúde mental das pessoas, portanto é um assunto extremamente sério, mas que muitas vezes não é tratado com a seriedade necessária.
A mastigação é a primeira etapa na digestão de alimentos, e a alimentação é um dos aspectos mais importantes para a manutenção da vida humana. Portanto, ter uma dentição saudável auxilia a digestão correta dos alimentos. Além disso, os dentes afetam diretamente a estrutura óssea da face, que por sua vez, tem um papel muito importante na vida de um ser humano: a forma como ele se apresenta para outras pessoas. Problemas na dentição e posição correta dos dentes, além da falta deles, podem causar um impacto na saúde física e mental de alguém, pois acarretam em problemas do trato digestivo, problemas de autoestima, entre outros.
Apesar da diferença que uma saúde bucal adequada pode causar na vida de um indivíduo, ela nem sempre é tratada com a seriedade necessária. Muitas vezes as pessoas de baixa renda não possuem acesso a consultas odontológicas, práticas de higiene bucal, água encanada ou até mesmo produtos básicos de higiene dental (escova e pasta de dentes, fio dental, entre outros). Algumas pessoas em situação de vulnerabilidade social muitas vezes não tem acesso á informação necessária para ter conhecimento da importância de manter bons hábitos de higiene bucal, o que resulta em problemas como cáries, problemas de DTM, e muitas vezes a perda precoce de dentes.
Portanto, é extremamente importante que a população seja conscientizada sobre os benefícios e a importância de uma boa saúde bucal, por meio de campanhas governamentais feitas a partir do Sistema Único de Saúde, como a disponibilidade de profissionais dentistas em postos de saúde ou campanhas que educam as crianças e pais sobre a saúde bucal em escolas públicas.