Música, perguntado por laylalorrane728, 10 meses atrás

05) O grupo de teatro, XIX, fundado em 2001 na
cidade de São Paulo - SP, ilustra uma relação
entre um grupo de teatral e um espaço na
cidade, o que inspirou o nome do grupo?
XIX de​

Soluções para a tarefa

Respondido por arletebessanunes88
2

Resposta:

 menu

 categorias

Este site utiliza cookies de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando nele, você declara estar ciente dessas condições.

ok

Grupo XIX de Teatro

Teatro  

Atualizado em: 23-02-2017

Histórico

Coletivo nascido no Centro de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo - USP,  a partir de pesquisa acadêmicas. Seus espetáculos narram dramas sociais e políticos, apresentados em edifícios antigos, invariavelmente abandonados, aproveitando a arquitetura como cenografia e a luz natural como iluminação.

A gênese do grupo segue a tendência dos chamados processos colaborativos na cena contemporânea brasileira da virada do milênio. A afirmação do vínculo do teatro com a cidade, e vice-versa, fica patente já na primeira produção, Hysteria, que estréia no circuito acadêmico em novembro de 2001, mas só vai chamar a atenção do público e da mídia no Festival de Teatro de Curitiba, em março do ano seguinte.

O diretor Luiz Fernando Marques, então com 24 anos, e as atrizes Gisela Millás, Janaina Leite, Juliana Sanches, Raissa Gregori e Sara Antunes são protagonistas de uma aventura teatral que os leva não só a outros Estados, percorrendo festivais, mas também à França, Portugal e Cabo Verde.

Encenada em casarões históricos, Hysteria estabelece interação direta com a platéia feminina. As espectadoras compartilham seis bancos de madeira com as cinco personagens, enquanto os homens são dispostos numa arquibancada à parte. Alternando dolência, lirismo e poesia, os solilóquios das cinco pacientes expõem a remota linha do tempo de mulheres oprimidas em seus desejos e sentimentos catalogados como 'anormais', 'histéricos', inclusive pela medicina institucional.

O espetáculo seguinte, Hygiene, 2005, é fruto de residência artística na Vila Operária Maria Zélia, na zona leste de São Paulo, conjunto arquitetônico concluído em 1917 e tombado pelo Patrimônio Histórico em 1992. O grupo entra em acordo com os moradores para ali instalar sua sede: o galpão de um boticário fechado há décadas. Aos poucos, estende a ocupação a outros espaços com oficinas, seminários e ensaios. O grupo é reforçado com o ingresso do diretor de arte Renato Bolelli Rebouças e dos atores Rodolfo Amorim, Ronaldo Serruya e Paulo Celestino.

Perguntas interessantes