História, perguntado por yasminmdsilva29, 3 meses atrás

05. Descreva, brevemente, sobre dois grandes reformadores. ( o nome e o que fizeram)

Soluções para a tarefa

Respondido por eltonrosa
1

Resposta:

Martinho Lutero conduziu a Reforma Protestante na Alemanha, de uma forma crítica à forma conduzida pela igreja católica de então. Assim, ele propunha um novo modelo de religiosidade cristã.

Abraham Lincoln foi outro reformador importante, que em 1865, aboliu a escravidão nos Estados Unidos o que levou à Guerra Civil americana que quase separou o país. Contudo, o país manteve-se unificado já que o norte abolicionista (a União) venceu o Sul (os confederados).

Explicação:

Respondido por pri13munhoz
2

Resposta:

Reforma:

O sacerdote alemão, Martin Lutero (1483-1546), foi o primeiro a opor-se de forma mais elaborada contra a Igreja. Ele fixa 95 teses na porta da Igreja de Wittenberg questionando as posturas tomadas pela Igreja. Nas 95 teses Lutero condenava principalmente a venda de indulgências e o culto às imagens. Devido a essas teses Lutero foi excomungado pelo papa. Lutero foi favorecido em suas pregações devido ao fato de na região da atual Alemanha, onde ele vivia, havia muita miséria por parte dos camponeses, que condenavam a Igreja por isso. Além disso, havia grande interesse de da nobreza daquela região pelas terras da Igreja Católica. Apesar do apoio dos camponeses a Lutero em uma revolta de camponeses, liderada por Thomas Münzer, contra os sacerdotes ricos e grandes proprietários, Lutero apoiou o massacre dessa revolta, recebendo em troca novas adesões por parte das camadas mais abastadas.

João Calvino (1509-1564) entre os primeiros adeptos das idéia de Martin Lutero, mas com o tempo começou a defender que a salvação vinha pelo trabalho justo e honesto e que o enriquecimento era apenas uma graça divina, não podendo ser condenado, mas sim que era uma predestinação divina e que nada podia ser feito para mudar isso. Com esse pensamento Calvino acaba atraindo muitos comerciantes e banqueiros.

Contra-Reforma:

Criação da Ordem dos Jesuítas: Fundada em 1534, pelo militar espanhol Inácio de Loyola, os jesuítas consideravam-se soldados da igreja e possuíam uma estrutura militar, que tinha por função combater o avanço protestante com as armas do espírito, através da catequização e da conversão ao catolicismo. No âmbito da catequização, destaca-se o trabalho dos jesuítas nas novas terras descobertas, visando converter os não-cristãos.

Concílio de Trento: em 1545, o papa Paulo III, convocou reuniões entre católicos, realizadas inicialmente na cidade de Trento. Esse apresentou, ao final de 18 anos, um conjunto de decisões para garantir unidade católica e disciplina eclesiástica e reafirmando o dogma católico.

Explicação:

espero ter lhe ajudado

Perguntas interessantes