05. Descartes, a dúvida radicalHá já algum tempo eu me apercebi de que, desde meus primeiros anos, recebera muitas falsas opiniões como verdadeiras, e de que aquilo que depois eu fundamentei em princípios tão mal assegurados não podia ser senão muito duvidoso e incerto; de modo que me era necessário tentar seriamente, uma vez em minha vida, desfazer-me de todas as opiniões a que até então dera crédito, e começar tudo novamente desde os fundamentos, se quisesse estabelecer algo de firme e de constante nas ciências. DESCARTES, trecho do livro: Discurso do método. PERGUNTO: Que tipo de conhecimento Descartes está criticando? Explique. *
10 pontos
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Conhecimento empírico.
Explicação: Descartes era um filosofo racionalista, ou seja, defendia a ideia de que o nosso conhecimento acontece pelo uso da razão. Ele acreditava no conhecimento sobre verdades eternas, como por exemplo a matemática e Deus.
Essas verdades podem ser conhecidas racionalmente. Por isso o principal alvo de seus ataques era o conhecimento defendido pelos empiristas, visto que eles defendiam o oposto. Para eles o nosso conhecimento se dá pelas sensações e percepções. De modo que entravam em conflito com o racionalismo de Descartes.
Perguntas interessantes
Geografia,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Administração,
5 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Física,
11 meses atrás