História, perguntado por dudabds4, 9 meses atrás

05- Após a fase do apogeu do Império, por volta de 1850, assinala-se no Brasil, a partir de 1870, o começo da decadência do regime monárquico. Entre os fatores que contribuíram para esse declínio, cita-se o:
5 pontos
a) Movimento abolicionista e as reformas políticas.
b) Estabelecimento do sistema de parceria na produção cafeeira e as fugas constantes de escravos, descapitalizando os proprietários.
c) Movimento imigratório e a greve dos operários.
d) Regime de padroado e pressão dos jornalistas contra a situação dos trabalhadores rurais e urbanos.
e) Posicionamento político dos militares, após a guerra do Paraguai e os movimentos republicanos e abolicionistas.

por favor me ajude preciso pra hoje​

Soluções para a tarefa

Respondido por yohannab26
21

  A crise no governo Monárquico brasileiro começou logo após o fim da Guerra do Paraguai, em 1870. Além das novas vertentes políticas que entraram em alta e necessidade de emancipação. ( Alternativa E)

  Com o fim da Guerra do Paraguai a monarquia ficou incapacitada de atender os interesses e as demandas que a sociedade brasileira necessitava.

  Houve o posicionamento militar pois os mesmo buscavam maio reconhecimento, aumento salariais e oportunidades de promoções em seu setor. Dessa forma, viu como válvula de escape o apoio a república.

  Os preceitos abolicionistas dominaram as mentes da sociedade brasileira. O Manifesto Republicano, documento que criticava a centralização do poder na monarquia e exigia um modelo federalista no Brasil, publicado em 1870, alavancou a defesa da abolição.

Para mais informações, acesse:

Queda da Monarquia brasileira: https://brainly.com.br/tarefa/7390127#:~:text=Verificado%20por%20especialistas,-4.4%2F5&text=A%20Queda%20da%20Monarquia%20Imperial,Pedro%20II%3B%20depondo%20o%20monarca.&text=mudaram%20de%20ideia.-,A%20queda%20da%20monarquia%20imperial%20brasileira,15%20de%20novembro%20e%201889.

 

Anexos:
Respondido por logabriell07
2

A resposta para essa questão se encontra na letra E. A monarquia brasileira sofreu muito desgaste no século XIX (1870-1889), que culminou em sua queda em 1889. Diversos agentes foram responsáveis pela queda do Império, dentre eles podemos citar: os militares (pós guerra do Paraguai), movimento abolicionista dentre outros setores da sociedade.

Para respondermos a essa questão precisamos, passar por algumas características do Segundo Reinado brasileiro que foi onde a monarquia brasileira começou a enfrentar sua decadência até o declínio em 1889.

Existem dois eventos que são fundamentais para entendermos o declínio da monarquia que são: a insatisfação dos militares e o movimento abolicionista, esses dois atores foram de extrema importância para a queda da monarquia.

Militares

Os militares reclamam mais reconhecimento, aumento de salário e promoções que não eram realizadas. muitos deles sentem-se desvalorizados pelo Império brasileiro e não enxergavam nesse regime o que faz com que muitos oficiais aderissem aos ideais republicano.

Abolição

Além disso, este período foi crucial para o processo de abolição, pois nesse período surgem diversas sociedades e jornais contra esta prática. Isso gerou um conflito entre os grandes latifundiários donos de escravos , que não gostariam de perder sua margem de lucro, isso gerou um embate entre a monarquia e os grandes latifundiários.

O governo promulga leis que visam abolir o trabalho servil de forma gradual. São elas:

  •    Lei Eusébio de Queirós (1850);
  •    Lei do Ventre Livre (1871);
  •    Lei dos Sexagenários (1887);
  •    Lei Áurea (1888).

Portanto, foi a desvalorização dos militares e o fim da escravatura que mais incomodaram a população e forçaram a deposição do Império Brasileiro.

Leia mais sobre o segundo reinado em: https://brainly.com.br/tarefa/20460509

Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática, 6 meses atrás