05 À noite, arrastando-se pela cratera de projétil e enchendo-a, a lama observa, como um enorme polvo. Chega à vítima. Deita-lhe a sua baba venenosa, cega-a, aperta o círculo à volta dela, enterra-a. Mais um disparo, mais um que se foi... os homens morrem da lama, como morrem de balas, mas é mais horrível. A lama é onde os homens se afundam e – o que é pior – onde afundam suas almas. A lama esconde os galões das divisas, há apenas pobres bestas que sofrem. Vejam, ali, manchas vermelhas num mar de lama – sangue de um homem ferido. O inferno não é o fogo, isso não seria o máximo do sofrimento. O inferno é a lama! (Martin Gilbert. A Primeira Guerra Mundial)
✓ O texto, escrito por soldados franceses, testemunho do que ocorria em 1917, é uma perfeita descrição da:
a) Guerra de movimento;
b) Blitzkrieg;
c) Guerra de trincheiras;
d) Guerra de mentira;
e) Guerra suja.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Guerra de Trincheiras, pois o autor enfatiza a lama, e a cratera de projétil, que no caso seria a trincheira
É correta a alternativa C, tendo sido a "Guerra de Trincheiras" a tática que marcou o período mais longo da Primeira Guerra Mundial, tendo esta parte da Guerra durado de Novembro de 1914 até Março de 1918.
Neste período os exércitos europeus guerreavam por meses sem que se mudasse de maneira considerável o domínio territorial de qualquer um dos lados. As armas e tecnologias da época, em especial o emprego das metralhadoras, fazia com que tomar posições do inimigo fosse muito custoso e difícil, e os exércitos ficavam ocupando as mesmas posições por longos períodos de tempo. Neste processo morriam com a disseminação de doenças, por causa de armas químicas e de desespero.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/20528740