História, perguntado por aSantorski, 7 meses atrás

04 - (UFRGS-RS) Em 25 de abril de 1984, a Emenda Constitucional das “Diretas Já!”, relativa à eleição direta para presidente e vice-presidente da República, foi:
A) aprovada pela Câmara dos Deputados, obrigando o governo Figueiredo a controlar os grupos militares de extrema direita.
B) rejeitada pela Câmara dos Deputados, levando à posterior formação da Aliança Democrática e à candidatura de Tancredo Neves.
C) aprovada pela Câmara dos Deputados, permitindo ao governo o estabelecimento de medidas de emergência nos estados.
D) rejeitada pela Câmara dos Deputados, propiciando forte reação da classe trabalhadora, que se decidiu pela formação do Partido dos Trabalhadores.
E) aprovada pela Câmara dos Deputados, articulando-se a anistia geral e a extinção do bipartidarismo.

Soluções para a tarefa

Respondido por jenifferlorheny01
138

Resposta:

Letra B. Com a derrota das Diretas Já houve uma rearticulação política para a candidatura de Tancredo Neves ao Colégio Eleitoral,

Explicação:


larissaoliveirasilv3: obrigada L, kira manda abraços
jenifferlorheny01: dnd^^,e mando sim,se ele não me ma tar,rsrsrs
SeriousKira: Abs
deltazk: segue eu no insta @deltaffofc
Respondido por marcoszapata78
0

A Emenda Constitucional das 'Diretas Já!' foi rejeitada pela Câmara dos Deputados, levando à posterior formação da Aliança Democrática e à candidatura de Tancredo Neves.

Diretas Já!

Em 1984, um ano antes das eleições para presidente após 20 anos de ditadura militar, existia um forte apelo da população para o voto direto ao cargo. No entanto, apesar de milhões de pessoas irem às ruas pelas 'Diretas Já', o Congresso não aprovou a emenda e, assim, a eleição naquele ano foi indireta.

Ou seja, os deputados iriam eleger o novo presidente, para assumir em 1985. Na oportunidade, Tancredo Neves, representando a oposição aos militares, disputou o cargo com Paulo Maluf, apoiado pelo governo.

No final, Tancredo venceu a eleição e assumiria em 15 de março de 1985. Entretanto, ele passou mal na véspera, foi internado e morreu em 21 de abril daquele ano. No dia da posse, José Sarney, seu vice, assumiu o cargo e ficou na presidência até março de 1990.

Para saber mais sobre as 'Diretas Já', veja o link a seguir: https://brainly.com.br/tarefa/12168174#:~:text=Diretas%20J%C3%A1%20foi%20um%20movimento,a%20ditadura%20militar%20do%20Brasil.

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes