04 – (UFPB) O governo Vargas tornou-se sinônimo de intervenção estatal. Embora essa política intervencionista tenha adquirido força no Estado Novo, pode ser percebida durante toda a chamada Era Vargas. Sobre a Era Vargas, é correto afirmar: A) O Departamento de Imprensa e Propaganda, embora impusesse limitações à imprensa, seguiu a orientação do estado, sem propaganda do governo e sem influência sobre a opinião pública. B) O governo, na questão agrícola, extinguiu diversos institutos, entre eles o do Açúcar e do Al- cool, o do Pinho, o do Mate e o do cacau, e centralizou as ações do Ministério da Agricultura. C) Os principais opositores do governo foram facilmente cooptados pela política governamental de conciliação e políticos com visões opostas, como Luiz Carlos Prestes e Plínio Salgado, atu- aram como ministros de Vargas. D) O movimento sindical passou a ser tutelado já no início do primeiro governo Vargas, com a Lei de Sindicalização (março de 1931) e, em decorrência, o sindicato tornou-se um colaborador do Estado, com o objetivo de intermediação e atenuação do conflito entre capital e trabalho. E) e) O Brasil, com a implantação do Estado Novo, conseguiu a tão sonhada paz social, e o gover- no Vargas implantou, pela via da conciliação política, um governo de coalizão entre socialistas e integralistas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D)
Explicação:
Vargas começou seu movimento populista depois do golpe de 30 para tentar manter-se no governo provisório quanto mais tempo conseguisse.
Porque as demais são errradas:
Houve empastelamento de jornais em 1930, por exemplo. Os Jornais eram usados, por todos os lados, como ferramente política. Os opositores sofreram represálias.
O Governo Vargas estava preocupado em industrializar o país.
Não houve essa coptação, muito pelo contrário. Plínio Salgado, líder dos Integralistas atacou inclusive o Palácio da Guanabara com homens armados.
E não houve paz no Estado Novo, houve muita repressão policial (sob a chefia de Filinto Muller na policia política). O Estado novo foi o período de ditataura mais forte no Brasil, era um estado totalitário.