História, perguntado por gabiig298, 6 meses atrás

04- (UFMG)Este gráfico apresenta as quatro primeiras energias de ionização de atomos de um metal pertencente ao terceiro

periodo da tabela periódica

Com base nessas informações, é INCORRETO afirmar que os átomos desse metal apresentam

ajralo atómico maior que o de qualquer dos não-metais do mesmo periodo bjafinidade eletrônica menor que a de qualquer dos não-metais do mesmo periodo c)2 e 8 elétrons nos dois primeiros niveis de energia.

d4 elétrons no último nivel de energia​

Soluções para a tarefa

Respondido por dilcidil
6

Resposta:

a) raio atômico maior que o de qualquer dos não-metais do mesmo período.

Verdadeira. O raio atômico cresce de cima para baixo, da direita para esquerda. Sendo um metal, ele está à esquerda dos não metais, tendo, portanto, raio atômico maior.

b) afinidade eletrônica menor que a de qualquer dos não-metais do mesmo período.

Verdadeira. A afinidade eletrônica cresce da esquerda para a direita e de baixo para cima. Como os não metais estão à direita dos metais, eles possuem maior afinidade eletrônica que estes.

c) 2 e 8 elétrons nos dois primeiros níveis de energia.

Verdadeira. Para ser um metal obrigatoriamente deve ter 2 e 8 elétrons nos dois primeiros níveis de energia. Todo metal termina no subnível d e, para chegar até, os dois primeiro níveis devem estar completos: 1s2, 2s2, 2p6. Isso tem que ocorrer porque, do contrário, não é possível atingir o subnível 3d.

d) 4 elétrons no último nível de energia.

Falsa. Provavelmente o metal têm três elétrons no último nível. O gráfico revela que, para retirar o 4º elétron (em um nível mais perto do núcleo do átomo), foi necessária uma quantidade muito maior de energia, do que para retirar o 1º, 2º e 3º (em um nível mais distante do núcleo do átomo). Dá a entender que estão em níveis diferentes.

Explicação:

letra D (incorreta)

Perguntas interessantes