04) (UEM/2017) Não é lenda: os peixes elétricos existem e têm, sim, a capacidade de dar choques até com alta voltagem. Existem no Brasil e são conhecidos também como “poraquê” (em tupi, significa “o que coloca para dormir”).
Sobre o assunto, assinale o que for correto.
01) As escamas do poraquê detectam os estímulos ambientais e os convertem em energia mecânica.
02) O poraquê pode ser comparado a uma pilha.
04) A corrente elétrica que o poraquê gera é do tipo contínua.
08) Ao serem estimuladas, as células especializadas do poraquê descarregam
simultaneamente um potencial de ação semelhante ao dos neurônios. 16) As células especializadas se posicionam como baterias em paralelo, assim somam seus potenciais, liberando uma descarga considerável.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Aquele que põe para dormir”. Esse é o significado do nome do peixe amazônicoporaquê (Electrophorus electricus). Mas não se engane! Isso não tem nada a ver com canções de ninar. O poraquê é temido pelos ribeirinhos e é capaz de derrubar um cavalo. Mas como isso acontece? Se prepare, porque a resposta é “eletrizante”!
O poraquê possui células modificadas capazes de gerar eletricidade, os eletrócitos. Quando ameaçado, produz uma descarga elétrica que pode chegar a 500 volts, o suficiente para matar um homem adulto. O choque é terrível: os músculos se contraem de forma tão intensa que é impossível controlar os movimentos. Os órgãos internos são danificados, o coração entra em colapso e, finalmente, para de bater. Essa habilidade lhe rendeu outro nome: peixe-elétrico.
Resposta:
Estão corretos os itens 02, 04 e 08.
Explicação:
Em 01: Ocorre conversão de estímulos em energia elétrica.
Em 16: as células se posicionam como baterias em série, com consequente soma de seus potenciais, gerando uma descarga muito mais intensa