04. Segundo o toyotismo, a partir dos anos 1970, teve grande impacto no mundo ocidental, quando se
mostrou para os países avançados como uma opção possível para a superação de uma crise de
acumulação.
ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do
trabalho. São Paulo: Boitempo. 2009 (adaptado).
A característica organizacional do modelo em questão, requerida no contexto de crise,foi o(a)
a) expansão dos grandes estoques.
b) incremento da fabricação em massa.
c) adequação da produção à demanda.
d) aumento da mecanização do trabalho.
e) centralização das etapas de planejamento.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c) Adequação da produção à demanda
Explicação:
Como o problema central abordado é a crise de acumulação, podemos logo descartar as opções a) e b), pois ambas abordam soluções que provocariam mais acúmulo.
A alternativa c) é a que melhor se enquadra como solução, já que retrata uma das principais características do sistema toyotista: o just-in-time, a qual consiste na produção regida pela oferta e procura, ou seja, será produzido apenas aquilo que está sendo exigido, sem acúmulo ou estocagem de produtos.
Por exemplo: uma certa empresa produz e vende celulares. Se essa empresa seguisse o padrão fordista, seriam produzidas várias unidades de celulares que seriam estocadas, apenas esperando compradores. Caso seguisse o toyotismo, a empresa produziria apenas aquilo que é encomendado, ou seja, se um cliente quiser 10 celulares cor-de-rosa, a empresa faria apenas os 10 celulares encomendados, nada mais. Dessa forma, evita a estocagem/acumulação de produtos.
O Toyotismo é um artífice do sistema econômico criado no Japão pós-Segunda Guerra Mundial e apresenta a flexibilização da produção como característica essencial (C).
No Toyotismo, há estocagem de demanda e os produtos são distribuídos à medida que são vendidos. Quanto mais os produtos são consumidos, maior é a estocagem dos mesmos nas empresas.
Neste modelo, os trabalhadores fabris são melhor organizados e distribuídos, fazendo com o que o produto, no ato da fabricação, seja transferido e realizado por todos. Assim, todos os colaboradores ajudam no seu processo de criação.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/2951970