04. Qual a probabilidade de um
casal heterozigoto para um
gene recessivo que causa o
albinismo ter um filho normal?
a) 0%
b) 75%
c) 50%
d) 25%
e) 100%
Soluções para a tarefa
Resposta: A alternativa correta é a letra B, a probabilidade é de 25%.
E por que ?
Bom, para responder à essa pergunta, vamos precisar nos lembrar de 3 regras referentes à contas de probabilidade na genética (mas só vamos usar duas), são elas :
A regra do menino/menina
A regra do E
A regra do OU
E o que nos diz a regra do menino/menina ?
Sempre que a questão especificar a probabilidade de nascer um menino ou uma menina, nós iremos multiplicar ou somar por 1/2, isso porque no sentido sexual, existe 1/2 (50%) de probabilidade de você nascer uma menina e 1/2 (50%) de probabilidade de você nascer um menino
E o que nos diz a regra do E ?
Sempre que a questão pedir a probabilidade de ocorrer alguma coisa E outra, nós iremos multiplicar as possibilidades de cada ocorrência separadamente, por exemplo : ''qual a probabilidade de a partir de determinado cruzamento, nascer um menino E uma menina ?'', seria de 1/4 ou 25%, isso porque pegaríamos a probabilidade de ser menina (1/2) e multiplicaremos pela de ser menino (1/2), 1/2 x 1/2 = 1/4 ou 25%.
E o que nos diz a regra do OU ?
Semelhante à regra do E, a regra do OU nos diz que sempre que a questão pedir a probabilidade de ocorrer alguma coisa OU outra, nós iremos somar as possibilidades de cada ocorrência, por exemplo : ''qual a probabilidade de a partir de determinado cruzamento, nascer um menino OU uma menina ?'', seria de 1 ou 100%, isso porque pegaremos a possibilidade de ser menino (1/2) e somaremos com a de ser menina (1/2), 1/2 + 1/2 = 2/2 = 1= 100%.
Sabendo disso, podemos resolver a questão
A questão nos pede a probabilidade de um casal heterozigoto para um gene recessivo que causa o albinismo ter um filho normal
Qual o primeiro passo para resolvermos essa questão ?
O primeiro é analisarmos a doença em questão, o albinismo. A própria questão já nos disse, é uma doença de caráter recessivo, e assim como qualquer característica recessiva, o gene causador da doença precisa estar na ausência do alelo dominante, logo, uma pessoa não albina, pode ser dada por 2 genótipos, são eles :
O homozigoto dominante (representado por AA)
O heterozigoto (representado por Aa)
E uma pessoa albina ?
Como dito anteriormente, faz-se necessário que o alelo recessivo, esteja na ausência do alelo dominante, logo, uma pessoa albina será dada pelo genótipo homozigoto recessivo (representado por aa).
Esse foi o primeiro passo, analisarmos a doença como um geral.
E qual o próximo passo ?
É anotarmos os genótipos, os pais como a questão nos disse são heterozigotos para o gene causador do albinismo, logo, o genótipo do casal será dado por Aa. Agora, vamos entrar no ultimo passo para concluir a questão
Que seria ?
Fazer o cruzamento entre esse casal heterozigoto, pelo quadro de punnett temos que :
A a
A AA Aa
a Aa aa
Se analisarmos bem esse quadro, perceberemos que :
1/4 (25%) dos genótipos são homozigotos dominantes (AA)
1/2 (50%) dos genótipos são heterozigotos (Aa)
1/4 (25%) dos genótipos são homozigotos recessivos (aa)
Fenotipicamente falando, a cada 4 crianças desse casal, 3 seriam não albinas (representadas pelos 2 genótipos heterozigotos e pelo homozigoto dominante) e 1 seria albino (representado pelo genótipo homozigoto recessivo).
E a questão nos pede a probabilidade de ser um filho e normal, o termo normal na genética, significa dizer que a pessoa possui o alelo recessivo no genótipo, entretanto, não o expressa. Em outras palavras, é uma pessoa heterozigota (Aa).
Encontrando a probabilidade de ser um filho E normal :
1/2 (probabilidade de ser menino) x 1/2 (probabilidade de ser normal) = 1/4 ou 25%.
Portanto, a alternativa correta é a letra B.
Explicação passo-a-passo: espero ter ajudado e bons estudos!!