Filosofia, perguntado por kaylanefurtado9730, 7 meses atrás

04-Fale um pouco sobre a filosofia judaica e a filosofia árabe.​

Soluções para a tarefa

Respondido por gracinhahougler
1
Filosofia judaica é a conjunção de estudos de filosofia e teologia judaica. É uma história do pensamento judeu e não significa, necessariamente, filosofia no sentido grego antigo. Principia com a consolidação do judaísmo e chega até a idade contemporânea.

O começo da filosofia Árabe foi quando Alexandre o Grande conquistou o reino da Pérsia em 331 a.C. Após a vitória contra os persas, a Grécia invadiu o território persa e introduzindo sua cultura, o terreno da Pérsia não se transformou em Grécia, continuou sendo Pérsia, mas agora sobre o domínio da Grécia. O pensamento árabe demonstra os sistemas filosóficos gregos, mesmo tendo uma influência forte do oriente, a maioria da obra preservada de Platão e Aristóteles se deve aos árabes.
Assim como os cristãos, o começo da filosofia Árabe foi tentando conciliar as revelações com a filosofia, queriam sair da escuridão da fé para a luz da razão. Até o séc. IX as discussões da filosofia Árabe se limitavam a análise de questões morais e éticas. Hassan al-Basri, foi o primeiro grande pensador, integrante do grupo Companheiros do Profeta, principais responsáveis pelas discussões teológicas da época.
Perguntas interessantes