04) (ENEM 2001) “... Um operário desenrola o arame, o outro o endireita, um terceiro corta, um quarto o afia nas pontas para a colocação da cabeça do alfinete; para fazer a cabeça do alfinete requerem-se 3 ou 4 operações diferentes; ...” (SMITH, Adam. A Riqueza das Nações. Investigação sobre a sua Natureza e suas Causas. Vol. I. São Paulo: Nova Cultural, 1985).
A respeito do texto e do quadrinho são feitas as seguintes afirmações:
I. Ambos retratam a intensa divisão do trabalho, à qual são submetidos os perários. II. O texto refere-se à produção informatizada e o quadrinho, à produção artesanal. III. Ambos contêm a idéia de que o produto da atividade industrial não depende do
conhecimento de todo o
Dentre essas afirmações, apenas a) I está correta.
b) II está correta.
c) III está correta.
d) I e II estão corretas.
e) I e III estão corretas.
processo
por parte
do operário.
Soluções para a tarefa
Alternativa E.
I e III estão corretas.
Explicação:
I. Verdadeiro - No texto, lemos que para fazer um simples alfinete são necessários 3 ou 4 operários. Já no quadrinho, o operário revela que há 30 anos não sabe o que está produzindo.
Isso revela que o trabalho nas fábricas é dividido entre vários operários.
II. Falso - Tanto o texto quanto o quadrinho se referem à produção industrial, marcada pela intensa divisão do trabalho.
III. Verdadeiro - No texto, lemos que cada operário fica responsável por uma parte da produção. No quadrinho, o operário nem sabe o produto que construía ao longo dos 30 anos de serviço. Então, a conclusão é de que o operário não tem conhecimento de todo o processo.
Leia mais sobre revolução industrial em:
https://brainly.com.br/tarefa/2231008
https://brainly.com.br/tarefa/1908831
“... Um operário desenrola o arame, o outro o endireita, um terceiro corta, um quarto o afia nas pontas para a colocação da cabeça do alfinete; para fazer a cabeça do alfinete requerem-se 3 ou 4 operações diferentes; ...”. Essa frase de Adam Smith é bastante famosa, já que faz parte de sua análise da Riqueza das Nações.
O quadrinho, que está em anexo, trata da ideia de que o funcionário de uma linha de montagem, nem sempre sabe o que está fazendo em seu serviço, já que fica preso a sua especialidade.
Diante destes materiais, podemos analisar o seguinte:
- I. Ambos retratam a intensa divisão do trabalho, à qual são submetidos os operários: correto. O quadrinho e a frase Adam Smith retratam a separação e divisão dos serviços prestados pelos trabalhadores, de acordo com o modelo capitalista.
- II. O texto refere-se à produção informatizada e o quadrinho, à produção artesanal: falso. O texto, de Adam Smith, não pode se referir a produção informatizada, pois o autor morreu antes da invenção de qualquer dispositivo informático.
- III. Ambos contêm a idéia de que o produto da atividade industrial não depende do conhecimento de todo: correto. A noção do produto completo não precisa ser comum a todos os funcionários da linha de produção, uma vez que cada qual deve fazer a sua respectiva parcela no todo.
Este cenário é parte das críticas de Karl Marx ao capitalismo, já que:
- Sem o conhecimento do todo, o trabalhador é apenas parte da engrenagem;
- Quem domina o todo, e tem as ferramentas para tal, explora o trabalho do trabalhador;
- A linha de montagem prende o trabalhador ao seu posto, e o impede de ampliar sua gama de conhecimento e capacidade.
Agora que você já entendeu mais sobre a tirinha, e sua relação com a frase de Adam Smith: “... Um operário desenrola o arame, o outro o endireita, um terceiro corta, um quarto o afia nas pontas para a colocação da cabeça do alfinete; para fazer a cabeça do alfinete requerem-se 3 ou 4 operações diferentes; ...”, aprofunde seus conhecimentos sobre o tema:
O nacionalismo getulista
https://brainly.com.br/tarefa/3273098
O samba e o trabalho
https://brainly.com.br/tarefa/6888668
A criação do ministério do trabalho
https://brainly.com.br/tarefa/12777215
-
Matéria: História
Nível: Ensino médio