ENEM, perguntado por pamelasilva7335, 7 meses atrás

03- (UFRJ-2005) Indivíduos de espécies diferentes podem viver em simpatria, ou seja, viver no mesmo lugar ao mesmo tempo, conservando-se como espécies diferentes, pois são isolados reprodutivamente. Indivíduos de duas subespécies da mesma espécie apresentam diferenças genéticas características de cada subespécie, mas não apresentam isolamento reprodutivo. Duas subespécies podem viver em simpatria, mantendo-se como subespécies diferentes? Justifique sua resposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por marigiorgiani
1

Não, pois vivendo em um mesmo local, sem isolamento reprodutivo, haveria uma eliminação das diferenças gênicas entre essas subespécies.

O conceito de espécie se refere a seres que além de terem características genéticas e morfológicas semelhantes, ao se cruzarem conseguem gerar descendentes férteis.

Quando um ecossistema passa por algum processo de segregação geográfica, que isola as populações animais e vegetais em dois ou mais lados diferentes, temos o que se chama de especiação alopátrica.

Ao decorrer dos anos os indivíduos de cada um daqueles ambientes cruzam entre si, de forma que as mutações genéticas geram novas variantes genotípicas e fenotípicas até o momento em que uma nova espécie é formada - seja animal ou vegetal.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/23021058

Anexos:
Perguntas interessantes