03 – (UFPA) O uso indiscriminado de antibióticos favorece a preservação de linhagens bacterianas resistentes a esses medicamentos. Como exemplo, temos o caso do Vibrio cholerae, agente causador da cólera, do qual já são conhecidas linhagens resistentes a, pelo menos antibióticos. VIEIRA, Cássio Leite. Folha de S. Paulo.
Com base na teoria moderna da evolução, explique a resistência dessas bactérias aos antibióticos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O uso da droga atua como agente de seleção: as bactérias resistentes sobrevivem à sua presença, enquanto as não resistentes morrem. As resistentes acabam por se multiplicar e transmitir suas características às gerações futuras, que poderão se constituir, predominantemente, de bactérias resistentes
Explicação:
A resistência dessas bactérias aos antibióticos, se dá por conta de uma seleção feita pelos antibióticos, uma administração bem conduzida é realizado a dosagem correta assim sendo trocado o principio ativo.
Com o uso de antibióticos as bactérias são selecionada e continuas se reproduzindo e como passar do tempo os antibióticos não fazem mais efeito na população de bactéria que se torna resistente ao antibiótico, assim os mais adaptados a sobreviver ao antibiótico sobrevives e se reproduzem.