03 - Todas alternativas a seguir são características que distinguem o senso comum do conhecimento científico, EXCETO:
a) Possibilita conclusões falsas / possibilita conclusões verdadeiras.
b) Preocupa-se com o particular / preocupa-se com o geral.
c) Faz afirmações fragmentárias / faz afirmações unificadoras.
d) Oferece ponto de vista subjetivo / oferece ponto de vista objetivo.
e) Permite conclusões ambíguas / permite conclusões rigorosas.
04 - “O mito expressa o mundo e a realidade humana, mas cuja essência é efetivamente uma representação coletiva, que chegou até nós através de várias gerações. E, na medida em que pretende explicar o mundo e o homem, isto é, a complexidade do real, o mito não pode ser lógico: ao revés, é ilógico e irracional. Abre-se como uma janela a todos os ventos; presta-se a todas as interpretações. Decifrar o mito é, pois, decifrar-se”.
Sobre os mitos, a única alternativa CORRETA é:
(BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega, p. 36).
a) São lendas irreais e não lógicas e não explicam o mundo de maneira eficiente. Todos os povos criaram os seus mitos para passar a sua sabedoria através das gerações, e não para explicar a realidade.
b) Embora o mito seja uma explicação fantástica e não racional da origem do universo, ele não é uma mentira, ou uma história falsa. Em seu sentido original, a palavra mito não significa fábu- la, lenda, invenção, mas o relato verdadeiro de uma história ocorrida nos tempos primordiais, quando, com interferência do sobrenatural, algo passou a existir.
c) Se o mito é uma explicação fantástica, ilógica e que se abre a todas as interpretações, isso significa dizer que a sua racionalidade está na multiplicidade de histórias que, encadeadas, fornecem uma explicação coerente do universo e da história humana. Ao se unirem, os mitos formam um todo lógico, coerente e racional.
d) A pretensão do mito é explicar a realidade, e para que alcance seu objetivo, deve abrir mão da lógica racional, que por definição é limitada. Em seu lugar, apresenta um tipo de discurso aberto a infinitas possibilidades de interpretação.
e) A explicação mítica não difere da filosófica, pois sua intenção é a mesma: explicar a realidade através de argumentos lógicos, e trazer conforto aos seres humanos. Mito e logos são, portan- to, sinônimos absolutos.
]
Soluções para a tarefa
Resposta:
3- Alternativa A- Possibilita conclusões falsas / possibilita conclusões verdadeiras.
4- Alternativa B- Embora o mito seja uma explicação fantástica e não racional da origem do universo, ele não é uma mentira, ou uma história falsa. Em seu sentido original, a palavra mito não significa fábula, lenda, invenção, mas o relato verdadeiro de uma história ocorrida nos tempos primordiais, quando, com interferência do sobrenatural, algo passou a existir.
Explicação:
3- Embora o senso comum seja um conhecimento mais espontâneo, originado de crenças e da experiência cotidiana, este, não necessariamente resulta em conclusões falsas.
4- Mito são narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem, que não eram compreendidos por eles. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis.
03 - São características que distinguem o senso comum do conhecimento científico, EXCETO:
a) Possibilita conclusões falsas / possibilita conclusões verdadeiras.
Enquanto o senso comum é composto por um conjunto de conhecimentos “avulsos” e não necessariamente falsos, o conhecimento científico é baseado em certos “princípios” ou “leis” e não são necessariamente verdadeiros ou definitivos.
A única alternativa CORRETA sobre os mitos é:
b) Embora o mito seja uma explicação fantástica e não racional da origem do universo, ele não é uma mentira, ou uma história falsa. Em seu sentido original, a palavra mito não significa fábula, lenda, invenção, mas o relato verdadeiro de uma história ocorrida nos tempos primordiais, quando, com interferência do sobrenatural, algo passou a existir.
O Mito é uma instituição compreensiva da realidade, é uma forma espontânea de o homem situar-se no mundo. As raízes do mito não se acham nas explicações exclusivamente racionais, mas na realidade vivida. A função principal do mito é acomodar e tranquilizar o homem em um mundo assustador.
Bons estudos!