História, perguntado por acjpcp5yd47, 7 meses atrás

03 OcenáriodoRiodeJaneironoiníciodoséculoXXainda permanecia colonial: faltava saneamento básico, as ruas eram estreitas, corriqueiramente havia epidemias e os portos eram incapazes de receber navios modernos de grande porte. O desejo do presidente, junto ao prefeito Pereira Passos, era dar à cidade a feição moderna ambicionada no semblante republicano e apagar o espaço escravocrata, visto como retrógrado. Assim, iniciava-se a reforma urbana da cidade do Rio de Janeiro, que transformaria estruturalmente esse espaço urbano. A reforma urbana realizada no Rio de Janeiro do início do século XIX teve, dentre suas consequências, o(a): A enorme trânsito de veículos, que atrapalhava o fluxo das antigas carroças. B avanço do comércio ambulante após ser legalizado pela prefeitura carioca. C construção de moradias populares para toda a população do Rio de Janeiro. D sucesso na campanha de vacinação obrigatória, que foi aceita pelos cariocas. E crescente favelização, sobretudo a partir da adoção da política do “bota-abaixo”. F Não sei responder.


giovannabeltrami: se vc nao sabe marca nao sei responder!! pra eles verem q nao ta legal essas aulas online... nao vale ponto
acjpcp5yd47: -w-

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
1

A alternativa correta sobre a reforma urbana do Rio de Janeiro é a E.

Após a Proclamação da República no fim do século XIX, a sociedade brasileira era absurdamente desigual. Os negros alforriados foram mandados embora das fazendas ou resolveram sair por si próprios, porém muitas vezes com pouca ou nenhuma educação, fazendo com que antigos casarões servissem como moradia para famílias inteiras, formando os cortiços.

A reforma do Rio de Janeiro tinha como objetivo retirar os pobres das zonas urbanas ricas, em um processo de gentrificação, que criou as atuais favelas.

Perguntas interessantes