03 - O aspecto valorizado pelo filósofo Bergson em sua concepção de memória pura” ou “memória propriamente dita” é
(A) o automatismo.
(B) a repetição.
(C) o significado.
(D) o aprendizado.
04 - A modalidade de imaginação que é considerada como a mais apropriada à invenção artística, científica e filosófica é a
(A) coletiva.
(B) criadora.
(C) reprodutora.
(D) onírica.
05 - A linguagem simbólica realiza-se, principalmente, como imaginação e recorre à analogia e à metáfora, ao passo que a linguagem conceitual prefere dar às palavras sentido direto e não figurativo. Baseado nessa distinção, o par de atividades em que essas duas modalidades de linguagem estão, respectivamente, presentes é
(A) Mito e Astronomia.
(B) Mito e Poesia.
(C) Ciência e Filosofia.
(D) Romance e Teatro. 06 - Devido ao caráter simbólico da linguagem, somos capazes de falar do imaterial, do ausente e do inexistente. Assim, a linguagem está mais envolvida com a seguinte faculdade:
(A) memória.
(B) percepção.
(C) imaginação.
(D) pensamento.
Soluções para a tarefa
Resposta:
03) C
Para Bergson, o conceito de memória pura sai diretamente de um acontecimento único, não é algo como um hábito, é diferente de todas as experiências da vida, uma lembrança espiritual.
04) C
Reprodutora, pois toda invenção artística, pensamento filosófico ou científico provém de algo já criado, que pode ser modificado, estudado ou interpretado de outra forma.
05) A
Mito é uma linguagem simbólica pois pode ser contada de gerações em gerações, pode haver modificações e interpretações distintas, uso de linguagem metafóricas e etc.
Astronomia é algo científico, estudado, vem de fatos, o sentido tem de ser direto para ser entendido corretamente.
06) B
Cada ser humano tem uma visão diferente dos conceitos abstratos, portanto seria a percepção de cada ser de acordo com sua experiência e bagagem de conhecimento.