03. Nos organismos vivos, a degradação do ATP em ADP + P libera a energia necessária ao trabalho celu- lar. A produção de ATP exige energia, que geralmente é proveniente da degradação da glicose em processos complexos como a respiração celular. Sobre esses fenômenos biológicos, foram feitas as seguintes pro- posições:
1. Nos organismos de respiração aeróbica, a degrada- ção da glicose libera mais energia para a produção de ATP do que naqueles de respiração anaeróbica, ou que o faz por fermentação. Isso se explica pelo fato de no primeiro caso, a glicose ser totalmente degradada a dióxido de carbono e água.
II. As reações químicas que levam à produção de ATP a partir de ADP + P na respiração celular necessitam da ação de proteínas com poder catalitico.
III. Os organismos autótrofos utilizam apenas a energia luminosa para a produção de ATP a partir de ADP + P. IV. Somente os organismos heterótrofos é que se uti- lizam da energia liberada da conversão de ATP em ADP + P para a realização do trabalho celular.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Explicação:
Nos organismos de respiração aeróbica, a degradação da glicose libera mais energia para a produção de ATP do que naqueles de respiração anaeróbica, ou que o faz por fermentação. ... Somente os organismos heterótrofos é que se utilizam da energia liberada da conversão de ATP em ADP + P para a realização do trabalho celular.
Perguntas interessantes