ENEM, perguntado por mariaeloizadesouzapa, 10 meses atrás

03) Na Antiguidade havia uma ideia bastante difundida de que as espécies que hoje habitam o planeta já o habitavam quando ele surgiu. De acordo com essa linha de raciocínio, as espécies não sofreram modificações através do tempo. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o nome dessa teoria. *
5 pontos
a) Evolucionismo.
b) Darwinismo.
c) Lamarckismo.
d) Fixismo.
e) Neodarwinismo.
04) (Osec-SP) “Seus ancestrais eram animais de quatro patas como os demais répteis. Uma necessidade surgiu e esses animais passaram a se mover deslizando pelo solo e esticando o corpo para atravessar passagens estreitas. Nessas condições as patas deixaram de ter utilidade e passaram até a prejudicar o deslizamento. As patas, pela falta de uso, foram se atrofiando e, após um longo tempo, desapareceram por completo”. Este texto exemplifica a teoria denominada: *
5 pontos
a) fixismo.
b) darwinismo.
c) morganismo.
d) lamarckismo.
e) seleção natural.

Soluções para a tarefa

Respondido por caioesper
15

Resposta:

3) (D) fixismo propunha na biologia que todas as espécies foram criadas tal como são por poder divino, e permaneceriam assim, imutáveis, por toda sua existência, sem que jamais ocorressem mudanças significativas na sua descendência.

4) (D) lamarckismo propunha que as espécies eram mutáveis, ou seja, para adaptarem ao meio ambiente, as espécies sofriam mutações.

Espero ter ajudado, bons estudos!!  :)

Respondido por larissamagrani
4

Fixismo concebe que os seres sempre estiveram no mundo e não são mutáveis (1-D).

O Fixismo é uma teoria antiga que concebe que os seres vivos existentes no mundo não foram criados após o surgimento deste, mas estão na Terra ao mesmo tempo que o universo surgiu. Assim, não se pode falar em evolução das espécies, tendo em vista que os animais são fixos, ou seja, não sofrem modificações.

Já o Lamarckismo, teoria do biólogo Jean-Baptiste Lamarck, foi uma das primeiras a se concentrar na evolução das espécies e trouxe luz às teorias mais desenvolvidas, como de Darwin, por exemplo (2-D).

Para Lamarck, o meio ambiente causava mudanças diretas no organismo do ser vivo, fazendo-o se adaptar ao espaço em que vive.

Porém, sua explicação para tal adaptação se dava pela lei do uso e do desuso, que consiste em afirmar que os órgãos mais utilizados por um ser vivo é o mais desenvolvido, enquanto os órgãos menos usados tentem a atrofiar e não mais aparecem nas descendências.

A lei da herança dos caracteres adquiridos vai de encontro com a lei do uso e do desuso, uma vez que, para Lamarck, o ser vivo vai se adaptando ao meio em que habita e, à medida que desenvolve seus órgãos, tal desenvolvimento será transmitido à sua prole, como o caso do pescoço da girafa.

Como a girafa teve que se adaptar ao meio, seu pescoço se desenvolveu por conta da necessidade de se comer frutos no alto da árvore. Assim, as gerações de girafas nasceram com os pescoços mais alongados, sendo uma característica hereditária.

Link: brainly.com.br/tarefa/114176

Anexos:
Perguntas interessantes