03) (H080324F5) Leia o texto abaixo. [...] a adoção da forma de governo monárquica provocou uma diferença importante entre os processos independentistas do Brasil e das outras nações latino-americanas. Enquanto nestas a população, de modo geral, participou da luta contra a antiga metrópole, no Brasil, a independência foi feita "pelo alto", proclamada pelo filho que o rei de Portugal deixou para trás ao voltar para a Europa [...] ANGELO, Vítor Amorim de. Monarquia brasileira: Forma de governo isolou o país na América Latina. In: UOL Disponível em: . Acesso em: 4 jan. 2018. Fragmento. Qual é a diferença política entre a monarquia brasileira e as repúblicas latino-americanas mostrada nesse texto? A) Efeitos do Pacto Colonial nos mercados nacionais. B) Impostos cobrados pelos países colonizadores. C) Níveis de participação política da população. D) Usos do mercantilismo como política econômica.
Soluções para a tarefa
Resposta:A)- Efeitos do Pacto Colonial nos mercados nacionais.
Explicação: Se não fosse por o Brasil ser colônia de Portugal D.Pedro nunca teria declarado sua independência.
É correta a alternativa C, já que o texto deixa expresso que a principal diferença entre os processos é que nas demais partes da América Latina houve luta militar e participação popular mais direta nestes processos, coisa que foi muito limitada no Brasil, apenas com batalhas pontuais (de Jenipapo e de Salvador).
O texto ressalta que no Brasil a Independência teria sido "costurada" pelas elites, com forte participação neste processo de Dom Pedro I, que era herdeiro o ao trono português (do qual o Brasil se separava com a sua Independência). Por conta disto houve no Brasil o caso único de uma Independência na América Latina que manteve uma Monarquia e não fundou uma República.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/21538828