03. EXPLIQUE os seguintes fatores que contribuíram para o início do movimento reformista.
A) Os abusos morais do clero católico.
B) A insatisfação da burguesia com a doutrina do justo preço.
C) A contestação pelos reis do poder supranacional da Igreja.
D) O desenvolvimento do espírito critico.
Soluções para a tarefa
Resposta: A ) O clero católico se colocava como mais importante do que ele era O dízimo: o clero aproveitava que o povo não sabia ler, e falavam que Deus mandava dar dinheiro a igreja e assim abusando de seu poder.
Resposta: B ) Lucros abusivos com a estipulação do chamado “justo preço”. Em suma, esse tipo de preço consistia na soma da matéria-prima e da mão de obra empregada na obtenção da mercadoria.
Resposta: C )Poder Constituinte Supranacional é o poder que cria uma Constituição , na qual cada Estado cede uma parcela de sua soberania para que uma Constituição comunitária seja criada. O titular deste Poder não é o povo, mas o cidadão universal.
Resposta: D )Espírito crítico e a atitude de amadurecida do homem quem busca com seriedade a verdade suprema virtude da mente,antigamente o homem tinha uma visão Teocêntrica da realidade ou seja só acreditava em Deus e na igreja católica.
Explicação: isso é basicamente oque acontecia nesse período no dia a
dia nessa época e atualmente ainda temos sequelas da quilo que acontecia.
O movimento reformista caracterizou-se pelos questionamentos realizados pelo povo - especialmente por Martinho Lutero - acerca das posturas a Igreja frente à comunidade. A cobrança acentuada de indulgências, bem como os abusos clericais foram as grandes razões para o início de tal conflito. Por isso, assinala-se a letra a como correta.
O movimento reformista
Martinho Lutero, então sacerdote católico, notou que as posturas da igreja eram extremamente abusivas e passou a questioná-las. Martinho defendia que a salvação humana ocorria por meio da fé.
Saiba mais sobre os movimentos reformistas em: https://brainly.com.br/tarefa/5994923
#SPJ2