03) EXPLIQUE A DIFERENÇA ENTRE: A) TECIDO MUSCULAR LISO: B) TECIDO MUSCULAR ESTRIADO ESQUELETICO: C) TECIDO MUSCULAR ESTRIADO CARDIACO:
Soluções para a tarefa
Tecido muscular não estriado ou liso
Não possui estriações, diferentemente dos demais. Suas células são longas, com um núcleo central, e apresentam formato fusiforme, ou seja, suas extremidades são mais estreitas que o seu centro. A contração desse tecido é involuntária e lenta. Ele pode ser encontrado na parede de vários órgãos, tais como bexiga, esôfago e artérias.
Tecido muscular estriado esquelético
É rico em estriações e está conectado aos nossos ossos, sendo os casos do bíceps e do tríceps. Apresenta fibras musculares longas, que podem atingir até 30 cm, cilíndricas e com vários núcleos na periferia das células. A contração desse tipo de tecido muscular é rápida e vigorosa e ocorre, geralmente, de maneira voluntária.
Nas fibras musculares, observa-se as miofibrilas, que são feixes de filamentos. Elas são formadas por quatro tipos de proteínas: a miosina, a actina, a tropomiosina e a troponina. Entre essas proteínas, a actina e a miosina são encontradas em maior quantidade.
As fibras musculares esqueléticas possuem um padrão de estriações transversais, conseguidas graças à alternância de faixas claras e escuras. Aquelas são formadas por filamentos finos (actina), enquanto estas são formadas tanto por filamentos finos quanto por filamentos grossos (miosina). A faixa escura é conhecida como banda A, e a clara, como banda I. No centro da banda I, observa-se uma linha escura transversal chamada de linha Z. Na banda A, no centro, observa-se uma região mais clara, chamada de banda H.
Tecido muscular estriado cardíaco
Apresenta miócitos estriados com um ou dois núcleos centrais. Esse tecido ocorre apenas no coração e apresenta contração independente da vontade do indivíduo (contração involuntária). No músculo cardíaco essa contração é vigorosa e rítmica.