03 – (Enem 2015) - Quanto ao "choque de civilizações", é bom lembrar a carta de uma menina americana de sete anos cujo pai era piloto na Guerra do Afeganistão: ela escreveu que — embora amasse muito seu pai — estava pronta a deixá-lo morrer, a sacrificá-lo por seus pais. Quando o presidente Bush citou suas palavras, elas foram entendidas como manifestação "normal" de patriotismo americano; vamos conduzir uma experiência mental simples e imaginar uma menina árabe maometana pateticamente lendo para as câmeras as mesmas palavras a respeito do pai que lutava pelo Talibã — não é necessário pensar muito sobre qual teria sido a nossa reação. A situação imaginária proposta pelo autor explicita o desafio cultural do (a): A) prática da diplomacia. B) exercício da alteridade. C) expansão da democracia. D) universalização do progresso. E) conquista da autodeterminação.
Soluções para a tarefa
A situação imaginária proposta pelo autor explicita o desafio cultural do: Alternativa B) Exercício da alteridade.
A alteridade, é a condição ou estado de ser outro, ou de ser diferente. É o oposto de identidade.
Nesse sentido, pode ser definida como a relação de oposição que se registra entre o sujeito pensante, ou seja, "eu", e o objeto de pensamento, ou seja, o não eu.
Assim, a alteridade é o princípio filosófico que permite alternar ou mudar a própria perspectiva pela do outro. Neste caso, o exercício tenta que o leitor se posicione no lugar de outro para imaginar aquela situação hipotética, e ter uma compreensão sobre a cultura de outro povo.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/40764081
A alternativa que representa a situação imaginária proposta pelo autor explicita o desafio cultural do: "Exercício da alteridade." Alternativa B.
Para sabermos qual a alternativa correta é importante saber mais sobre alteridade.
O que é alteridade?
A alteridade, é a condição a natureza do que é ser outro, de se colocar no lugar do próximo, ou de ser diferente. É o oposto de identidade. É o coletivo não o individual.
É de extrema importância colocar a alteridade em prática, pensar no próximo, colocando-se no lugar do outro e pensar em tudo que o atingi, afligi. É o reconhecimento do outro e suas culturas, é a interdependência do outro.
O exercício da alteridade é humano, é acolhedor, é um meio de vivências sem preconceitos.
Saiba mais sobre alteridade aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/17723805