03. (...) A batalha de Maratona foi longa e cheia de penpécias. Os bárbaros conseguiram desbaratar as fileiras do centro do exército ateniense, pondo em fuga os re-manescentes, mas as duas alas compostas de atenienses e plateus atacaram as forças adversárias que haviam rompido o centro do exército, impondo -hes uma derrota irreparável. Vendo-as ſugir lançaram- se em sua perseguição, matando o esquartejando quantos encontraram pela frente, até a bela mar, onde se apoderaram de alguns dos navios inimigos. (Herodoto. História)
Assinale a alternativa que apresente, respectivamente, o nome da guerra em que ocorreu a batalha de Maratona bem como os bárbaros, mencionados no texto:
a) Guerra do Peloponeso - troianos;
b) Guerras Médicas - troianos:
c) Guerra do Peloponeso - persas;
d) Guerras Médicas - persas
e) Guerras Púnicas - cartagineses
Soluções para a tarefa
Resposta: D) GUERRA MÉDICAS- PERSAS
Explicação:É correta a alternativa D, tendo a Batalha de Maratona (em 490 antes de Cristo) ocorrido na primeira das Guerras Médicas, que foi travado entre gregos e persas, tendo a Guerra começado por iniciativas persas de tomar territórios gregos nas zonas costeiras do Mediterrâneo.
As Guerras Médicas durariam, com intervalos, entre 490 a.C. a 479 a.C., o que era especialmente longo para uma guerra do tipo entre civilizações antigas. Elas foram enfim vencidas pelos gregos, que se aproximaram politicamente neste processo, formando a Liga de Delos, para se defender de um inimigo em comum das Cidades-estados independentes, que era o Império Persa. A vitória trouxe um período de crescimento econômico para os gregos.