02) Vamos preservar o xaxim!
O xaxim ou samambaiaçu (Dicksonia selIowiana) é uma planta encontrada na mata Atlântica, onde pode atingir de 2 a 4 metros de altura ou um pouco mais. O caule do xaxim é usado como matéria-prima para a confecção de vasos de xaxim e de pó de xaxim, empregados no cultivo de plantas ornamentais diversas, como orquídeas, avencas e samambaias. Graças a certas características que possui, como boa capacidade de retenção de água, o pó de xaxim pode ser misturado com terra vegetal e areia grossa, por exemplo, constituindo um substrato que oferece condições adequadas para o desenvolvimento de plantas diversas. Mas a extração desordenada de xaxins em nossa matas fez com que, desde 1982, essas plantas fossem incluídas na Lista Oficial de Espécies Ameaçadas 1t Extinção, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Atualmente, produtos alternativos que substitui em o xaxim podem ser encontrados no mercado É o caso de vasos e substratos produzidos com fibra de coco. Optando por produtos como esses, as pessoas contribuem para a preservação dos xaxins na matas brasileiras.
Cultivo em vaso de xaxim. O xaxim é uma das plantas incluídas na Lista Oficial de Espécies Ameaçadas de Extinção (Ibama).

Sobre o texto “Vamos preservar o xaxim!”, responda:
1)Cite algumas maneira para preservar o samambaiaçu.
2)Cite duas semelhanças e duas diferenças entre briófitas e pteridófitas.
3) QUESTÃO OBJETIVA: A fronte de um samambaiaçu ou xaxim corresponde à:
a) geração esporofítica de uma briófita.
b) geração gametofítica de uma briófita.
c) geração esporofítica de uma pteridófita.
d)geração gametofítica de uma pteridófita.
e)geração esporofítica de uma gimnosperma.
Soluções para a tarefa
- 1. Métodos de preservação do samambaiaçu
Como qualquer outra espécie vegetal que seja extraído para fins comerciais, um método de preservação relacionado é a substituição desse vegetal por outros materiais. Por isso, deve ser adotar outros meios para confecção de vasos, e sobre o pó de xaxim, este deve ser substituído por outros fertilizantes.
Por que que o samambaiaçu forneça certas vantagens de produção e cultivo, o mesmo não deve deixar de existir, então encontrar outras alternativas é sempre indicado.
Mas claro, além de substituir o samambaiaçu, ele também deve ser protegido, logo, entra o método de preservação que é a fiscalização. É essencial fiscalizar áreas de preservação, para esta espécie fique protegida e tenha tempo o suficiente para crescer e dispersar sua espécie.
- 2. Semelhanças e diferenças entre briófitas e pteridófitas
- Semelhanças
Ambas não produzem sementes, flores e nem frutos;
Dependem da água para a fecundação.
- Diferenças
As briófitas não possuem vasos condutores de seiva, diferença das pteridófitas que possuem;
A fase dominante das briófitas é a fase gametofítica, já a das pteridófitas é a fase esporofítica.
- 3. Fase dominante do samambaiaçu
Como o samambaiaçu é uma pteridófita, a fase dominante é a esporofítica, logo, a alternativa correta é:
c) Geração esporofítica de uma pteridófita.
Para saber mais sobre os grupos vegetais:
https://brainly.com.br/tarefa/30332908
Para saber mais sobre as pteridófitas:
https://brainly.com.br/tarefa/73551
(A imagem mostra uma samambaiaçu)