Química, perguntado por drmota, 9 meses atrás

02) (UNIRIO-RJ) As reações entre os ácidos e as bases produzem sal e água. Tendo em vista que estas reações são
de neutralização parcial, indique a única opção que representa a equação da reação onde não é obtido um sal
ácido ou sal básico, pois não se trata de reação de neutralização parcial.
a) H2SO4 + NaOH → NaHSO4 + H2O
b) HNO3 + Ca(OH)2 → Ca(OH)NO3 + H2O
c) H3PO4 + 2LiOH → Li2HPO4 + 2H2O
d) HCℓ+ Mg(OH)2 → Mg(OH)Cℓ + H2O
e) H3PO3 + 2KOH → K2HPO3 + 2H2O

Porque a letra E não é de neutralização parcial?

Soluções para a tarefa

Respondido por garciamxtz
37

É o seguinte:

O ácido fosforoso (H₃PO₃) possui apenas 2 hidrogênios ionizáveis, uma vez que apenas 2 hidrogênios estão ligados ao oxigênio, o terceiro hidrogênio está ligado diretamente ao átomo central de fosforo, não sendo, portanto, ionizável.

Assim, como o ácido fosforoso é um diácido (2 hidrogênios ionizáveis) temos que a reação dele com 2 átomos de KOH se trata de uma neutralização total, pois todos os hidrogênios ionizáveis reagiram com as hidroxilas ionizáveis do KOH. Assim, o sal formado é um sal neutro.

Respondido por diogenes10neto
15

A única opção que representa a equação da reação onde não é obtido um sal ácido ou básico, por não se tratar de reação de neutralização parcial é a alternativa "e".

Quando ocorre uma reação entre um ácido e uma base, formam-se sal e água. A neutralização parcial ocorre quando o sal formado, ainda pode sofrer ionização (produzir H⁺) ou dissociação (liberar OH⁻) na solução.

Analisando as alternativas:

a) H2SO4 + NaOH → NaHSO4 + H2O

O sal produzido, o NaHSO4, ainda pode sofrer ionização, pois possui um hidrogênio ionizável em sua estrutura (está ligado ao átomo de oxigênio). Portanto, é uma neutralização parcial.

b) HNO3 + Ca(OH)2 → Ca(OH)NO3 + H2O

O sal produzido, ainda pode liberar um OH⁻. Portanto, é uma neutralização parcial.

c) H3PO4 + 2LiOH → Li2HPO4 + 2H2O

O sal produzido, o Li2HPO4, ainda possui um hidrogênio ionizável, pois o hidrogênio resultante está ligado ao átomo de oxigênio. Portanto, é uma neutralização parcial.

d) HCℓ+ Mg(OH)2 → Mg(OH)Cℓ + H2O

O sal produzido, o Mg(OH)Cℓ, ainda pode liberar um OH⁻. Portanto, é uma neutralização parcial.

e) H3PO3 + 2KOH → K2HPO3 + 2H2O

O sal formado, K2HPO3 , possui um hidrogênio em sua estrutura, porém, esse hidrogênio não é ionizável. Hidrogênio ionizável é quando este, está ligado a um elemento bastante eletronegativo e na maioria dos ácidos, este elemento é o oxigênio, podendo também ser flúor, cloro, etc.

Na molécula K2HPO3, o hidrogênio está ligado ao fósforo e não ao oxigênio. Não há muita diferença de eletronegatividade entre hidrogênio e fósforo e por esse motivo, não há um hidrogênio ionizável (detalhes da estrutura na imagem em anexo). A identificação de um hidrogênio ionizável pode ser realizada através do conhecimento da fórmula molecular da substância. Portanto, é uma neutralização total.

A alternativa correta é a letra "e".

Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/24712458

Anexos:
Perguntas interessantes