02
Um dos complexos estuarinos mais importantes do país
está morrendo. Em parte das lagoas já não se encontram mais as grandes e suculentas ostras, os siris tradicionais por seu coral e também o caranguejo. Sem falar na ausência que mais atinge os pescadores, a dos próprios peixes. Eles afirmam que existem mais pescadores do que peixe para ser pescado.
No trecho da Mundaú, que vai do cais da lancha no dique estrada até ao papódromo, não existe quase mais vida lacunar. É só lixo, e lixo, e lixo. E os peixes que ainda sobrevivem não são bons para o consumo
Considerando-se aspectos da norma-padrão da língua portuguesa, a oração Eles afirmam que existem mais pescadores do que peixe aceita a seguinte reescrita:
a) Eles afirmam: há mais pescadores do que peixe.
b) Eles afirmam que devem haver mais pescadores do que peixe.
c) Eles afirmam: existe mais pescadores do que peixe
d) Eles afirmam que deve existir mais pescadores do que peixe
e) Afirmam eles, que existem mais pescadores do que peixe.
Soluções para a tarefa
A resposta é a
D)
Explicação:
Espero ter ajudado? ksk
Levando em consideração os aspectos da norma-padrão da língua portuguesa, a oração pode ser reescrita como a que está colocada na alternativa A) Eles afirmam: há mais pescadores do que peixe.
O que é a norma-padrão da língua?
A linguagem padrão pode ser caracterizada como a norma culta de uma determinada língua, isso é, é a linguagem que segue estritamente o que a gramática diz que está correto. Esse modo de linguagem se faz muito presente em ambientes profissionais.
A oração apresentada pode ser reescrita, se estiver levando em conta a norma-padrão da língua, conforme aponta a opção A, visto que a linguagem presente nessa oração segue de forma estrita as indicações da gramática da língua portuguesa.
Leia mais sobre a linguagem padrão em:
brainly.com.br/tarefa/46199992
#SPJ5