02 - (UERJ 2006 - adaptada) Na tabela a seguir, são relacionados quatro hormônios esteroides e suas correspondentes
funções orgânicas.
HORMÔNIO - FUNÇÃO ORGÂNICA
Progesterona - cetona
Estrona - fenol e cetona
Testosterona - cetona e álcool
estradiol - fenol e álcool
Escreva o nome do hormônio correspondente a cada estrutura abaixo.
Soluções para a tarefa
A)Estrona
B) Estradiol
C)Testosterona
D)Progesterona
Vamos agora ver a funçao de cada hormonio:
Estrona: e o segundo estrogenio predominante na circulacao na mulher e predomina apos a menopausa. Apos a mesma, a estrona continua a ser produzida atraves da conversao do esteroide adrenal, principalmente nos tecidos gordurosos e celulas musculares. Quanto mais gordura, mais estrona e produzida na mulher.
Estradiol: e um hormonio sexual e esteroide, o principal hormonio sexual na mulher. E importante na regulacao do ciclo menstrual. O estradiol e essencial para o desenvolvimento e manutencao dos tecidos reprodutivos femininos, mas tambem possui efeitos importantes em outros tecidos, por exemplo, o ósseo. Ja os niveis de estrogenio nos homens sao mais baixos em comparação com as mulheres, mas os estrogenos tem funcoes essenciais em homens tambem.
Testosterona: A testosterona e o principal hormônio sexual masculino e um esteroide anabolizante. Em humanos e animais do sexo masculino, a testosterona desempenha um papel muito importante no desenvolvimento de tecidos reprodutores masculinos, como testiculos e prostata, bem como o desenvolvimento de caracteristicas sexuais secundarias, como o aumento da massa muscular, aumento e maturacao dos ossos e o crescimento do cabelo corporal.
Progesterona: e o segundo hormonio feminino e e produzida principalmente no ovario. No ciclo da ovulacao, o oocito, gameta feminino, se encontra dentro de uma pequena bolinha de liquido que se chama foliculo. Este foliculo produz o estrogeno, hormônio feminino basico. E o estrogeno que da o aspecto fisico da mulher. Apos liberar o oocito este foliculo se transforma em corpo amarelo ou luteo, e começa a produzir progesterona, preparando a mulher para a gestacao e o aleitamento.