História, perguntado por VitinhuTT, 7 meses atrás

02. (UEL) O processo de redemocratização, instaurado no Brasil, em 1946, foi ameaçado durante o governo de Eurico Gaspar Dutra, em razão da sua posição política, uma vez que o presidente: * 1 ponto a. Colocou o Partido Comunista do Brasil na ilegalidade, rompendo inclusive relações diplomáticas com a URSS. b. Alinhou-se à União Soviética, o que provocou pressões políticas e econômicas dos Estados Unidos. c. Cassou os mandatos dos representantes do Partido Trabalhista Brasileiro, por ser um partido de oposição ao seu governo. d. Perseguiu os integralistas e tornou ilegal a Ação Integralista Brasileira, prendendo, inclusive, o seu líder Plínio Salgado.

Soluções para a tarefa

Respondido por mariaterezaalves20
13

A) Colocou o Partido Comunista do Brasil na ilegalidade, rompendo inclusive relações diplomáticas com a URSS.

Espero ter ajudado;)

Respondido por andredeggau
17

O Governo Dutra pôs o Partido Comunista na ilegalidade e rompeu relações diplomáticas com a União Soviética em 1947. Portanto, a alternativa correta é a letra A.

O general Eurico Gaspar Dutra fez governo de "alinhamento automático" aos Estados Unidos. Em concordância com essa diretriz próxima a Washington, o presidente deu passos para que o Brasil "entrasse" na Guerra Fria, que havia acabado de começar.

Essa razão explica o avanço de Dutra sobre o comunismo. A ilegalidade do Partido Comunista (PC) foi decretada, na verdade, pelo Tribunal Superior Eleitoral, que considerou em votação que o partido promovia ideias antidemocráticas. O rompimento com a União Soviética aconteceu porque o país protestou pelo banimento do PC.

Saiba mais sobre a presidência Dutra: https://brainly.com.br/tarefa/12404847

Anexos:
Perguntas interessantes