Português, perguntado por Estudanteresposta123, 9 meses atrás

02. Responda às questões sobre o poema que acabou de ler (Não é de marcar).
a) No verso “O vento varria os meses”, a passagem do vento é a metáfora de quê?



b) O que a palavra vento simboliza no poema?Qual é a relação entre a ação do vento e da condição do eu lírico?



c) Como são estruturados os versos e as estrofes do poema?



d) Que figuras sonoras estão presentes nos versos “O vento varria as folhas, / O vento varria os frutos, / O vento varria as flores...”? Qual é sua finalidade no poema?



e) O poema apresenta uma construção paralelística. Os versos “E a minha vida ficava/ Cada vez mais cheia” se repetem total ou parcialmente em todas as estrofes. O que essas repetições sugerem no poema? Qual é o efeito da repetição desses versos?



03. Produza um poema seguindo pelo menos três aspectos apresentados nos tópicos a seguir.
O poema é um gênero textual que se constrói não apenas com ideias e sentimentos, mas também por meio do emprego do verso e seus recursos musicais – a sonoridade e o ritmo das palavras -, da função poética da linguagem e de palavras com sentido conotativo.
O número de versos agrupados em cada estrofe pode variar. Dísticos é o nome que se dá à estrofe de dois versos. Veja como se chamam outros tipos de estrofes: Terceto: três versos, Quadra ou quarteto: quatro versos, Quintilha: cinco versos, Sexteto ou sextilha: seis versos, Sétima ou septilha: sete versos, Oitava: oito versos, Nona: nove, Décima: dez versos.
Versos é uma sucessão de sílabas ou fonemas que formam uma unidade rítmica e melódica em geral corresponde a uma linha do poema. Os versos organizam-se em estrofes.
Estrofe ou estância é um agrupamento de versos.
A melodia que caracteriza o verso é resultado de alguns recursos presentes na poesia de todos os tempos. Os mais importantes são: a métrica, o ritmo, a rima, a aliteração e a assonância.
A métrica é a medidas dos versos, isto é, o número de sílabas poéticas apresentadas pelos versos.
Para determinar a medida de um verso, nós o dividimos em sílabas poéticas. Esse procedimento tem o nome de escansão.
De acordo com o número de sílabas poéticas, o verso recebe o nome de: monossílabo (uma sílaba), dissílabo (duas sílabas), trissílabo (três sílabas), redondilha menor ou pentassílabo (cinco sílabas),

Soluções para a tarefa

Respondido por eloasilvahhh
22

Resposta:

A) A passagem do vento indica uma Metáfora do Tempo.

B) No texto a palavra vento tem o sentido de Tempo. Que o tempo ia passando e levando com ele coisas do eu lírico.

C) O poema está composto por quatro sextilha, com a primeira tendo 6 versos, a segunda tendo 5 versos, a terceira tendo 7 versos e a última tendo 6 versos.

D) Aliteração. Cria uma musicalidade no poema.

E) Isso sugere que a vida do eu lírico era sempre monotonia, ou seja um vida sempre igual. O efeito de que não importa o que o tempo leve dele, a vida dele ficara cada vez mais cheia daquilo.

Respondido por Usuário anônimo
0

Resposta:

estou precisando da resposta também ajudaiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!

Perguntas interessantes