Matemática, perguntado por Juzinha1997, 10 meses atrás

02) Resolva as inequações:
a) sen x < 1/2
b) cos x > − √2/2
c) tg x < −√3

Soluções para a tarefa

Respondido por LuisMMs
3

Resposta:

Explicação passo-a-passo:

a) sen x < 1/2

-7π / 6 < x < π / 6 + 2kπ com K ε Z (Inteiro positivo)

b) cos x > − √2/2

-3π / 4 ≤ x < 3π / 4 + 2kπ com K ε Z (Inteiro positivo)

c)  tg x < −√3

-π/2 + kπ < x < -π/3 + kπ com K ε Z (Inteiro positivo)

Respondido por SubGui
5

Resposta:

\boxed{\bold{a)~-\dfrac{7\pi}{6}+2k\pi&lt;x&lt;\dfrac{\pi}{6}+2k\pi,~k\in\mathbb{Z}}}\boxed{\bold{~b)~-\dfrac{3\pi}{4}+2k\pi&lt; x &lt;\dfrac{3\pi}{4}+2k\pi,~k\in\mathbb{Z}}}

\boxed{\bold{c)~-\dfrac{\pi}{2}+k\pi&lt; x &lt;-\dfrac{\pi}{3}+k\pi,~k\in\mathbb{Z}}}}

Explicação passo-a-passo:

Olá, boa noite.

Para resolvermos estas inequações, devemos relembrar algumas propriedades do círculo trigonométrico.

Separadamente, iremos discorrer sobre como os valores das funções seno, cosseno e tangente se comportam em determinados intervalos e encontraremos a solução.

a) \sin x&lt;\dfrac{1}{2}

Observe a imagem: é comum que tomemos o sentido anti-horário para os arcos. Porém, é necessário encontrar um valor de x de forma que seu seno seja menor que 1/2. Sabemos que o eixo vertical é o eixo dos senos, logo

Deduz-se que não podemos tomar o sentido anti-horário, visto que valores acima de \dfrac{\pi}{6} resultariam em um seno maior que 1/2.

Isso é verdade até chegarmos no arco côngruo \dfrac{5\pi}{6}, porém lembre-se que estamos percorrendo o círculo no sentido horário, então o arco que tomamos é \dfrac{5\pi}{6}-2\pi=-\dfrac{7\pi}{6}.

Sabendo que o período da função seno é 2\pi, a solução da inequação é:

-\dfrac{7\pi}{6}+2k\pi&lt;x&lt;\dfrac{\pi}{6}+2k\pi, tal que k\in\mathbb{Z}.

b) \cos x&gt;-\dfrac{\sqrt{2}}{2}

Observe a imagem: da mesma forma como na alternativa anterior, devemos percorrer o círculo no sentido horário. Porém, o eixo dos cossenos é horizontal. Isto significa que devemos começar em \dfrac{3\pi}{4}, pois qualquer valor maior que este resultaria em um cosseno menor que -\dfrac{\sqrt{2}}{2}.

Isso acontece até seu arco côngruo \dfrac{5\pi}{4}, porém lembre-se que ao percorrer o círculo desta forma, o arco que tomamos é \dfrac{5\pi}{4}-2\pi=-\dfrac{3\pi}{4}.

Sabendo que o período da função cosseno é 2\pi, a solução da inequação é:

-\dfrac{3\pi}{4}+2k\pi&lt;x&lt;\dfrac{3\pi}{4}+2k\pi, tal que k\in\mathbb{Z}.

c) \tan x&lt;-\sqrt{3}

Observe a imagem: Ainda tomando o sentido horário, agora devemos prestar atenção no comportamento da tangente. Ela é uma reta que como o próprio nome sugere, é tangente à circunferência. Os valores acima do eixo do cosseno são positivos nos 1º e 3º quadrantes, enquanto são negativos no 2º e 4º quadrantes.

Sabemos que a tangente é igual a -\sqrt{3} nos arcos \dfrac{2\pi}{3} e \dfrac{5\pi}{3}. Percorrendo o círculo no sentido horário, teremos os arcos -\dfrac{\pi}{3}, porém não podemos passar do eixo de arco devido ao comportamento da tangente no 3º quadrante (ela voltaria a ser positiva!).

Lembrando que o período da função tangente é \pi, temos a seguinte solução:

-\dfrac{\pi}{2}+k\pi&lt;x&lt;-\dfrac{\pi}{3}+k\pi, tal que k\in\mathbb{Z}.

As soluções do 2º quadrante são equivalentes, visto que a tangente será o ponto em que a reta que passa pelos dos arcos encontra a reta tangente.

Anexos:
Perguntas interessantes