02. (MACK-SP) Do ponto de vista geológico, a parte
centro-oriental do mapa pode ser caracterizada por:
a) áreas que se encontram dentro das faixas
orogênicas ativas.
b) áreas que apresentam embasamento geológico
bastante instável.
c) áreas que se encontram fora das faixas orogênicas
ativas.
d) áreas que estão sujeitas a intenso processo de
tectonismo no presente.
e) áreas que são ocupadas por dobramentos
modernos originados do entrechoque de placa
Soluções para a tarefa
Resposta:
B-áreas que apresentam embasamento geológico bastante instável.
Explicação:
Se referir ao mapa da América do sul destacando a área que compreende a cordilheira dos Andes:
A região assinalada no mapa corresponde à Cordilheira dos Andes, que se encontra no ponto de encontro e contato entre as placas tectônicas de Nazca e Sul-americana. Assim como todas as regiões localizadas entre duas placas tectônicas, trata-se de uma área de extrema instabilidade geológica, acarretando em vulcanismos e falhas geológicas.
A alternativa correta sobre de que forma a parte centro-oriental do mapa pode ser caracterizada, do ponto de vista geológico, é a letra B) áreas que apresentam embasamento geológico bastante instável.
A região compreendida como a parte centro-oriental do mapa é referente à Cordilheira dos Andes, e esta se localiza exatamente no ponto de contato entre duas placas tectônicas: a placa de Nazca e a placa Sul-Americana.
As placas tectônicas compõem a litosfera, região onde ficam os continentes e mares. Várias placas tectônicas formam essa camada, e realizam movimentos entre elas. Muitas vezes, esses movimentos resultam em vulcões e terremotos, além de tsunamis.
Por se encontrar em meio ao encontro de duas placas, a Cordilheira dos Andes apresenta embasamento geológico bastante instável.
Veja mais sobre placas tectônicas em:
https://brainly.com.br/tarefa/2900552