02 – Grande parte da população de tentilhões da espécie Geospiza fortis, das ilhas Galápagos, morreu em decorrência de uma intensa seca que afetou o arquipélago em 1977. Um pesquisador observou que os indivíduos sobreviventes apresentavam o tamanho de bicos maior do que a média verificada em anos anteriores à seca, conforme mostra o gráfico. Os descendentes das aves sobreviventes também apresentavam bicos maiores que a média anterior a 1977. a. Elabore uma hipótese que explique a variação do tamanho médio dos bicos destas aves após o período de seca. b. Explique por que os descendentes das aves sobreviventes também apresentavam bicos maiores.
Soluções para a tarefa
Resposta:
2- a) A seca provocou mudanças nas espécies vegetais, onde as sementes pequenas se reduziram, já as espécies de crescimento rápido e sementes maiores aumentaram. Logo, os tentilhões de bico pequeno tiveram que se adaptar para comer as sementes maiores, isso provocou mudanças no tamanho do bico, essas que foram passadas para seus descendentes.
b) As aves descendentes das aves sobreviventes possuem bicos ainda maiores para facilitar o acesso a água e alimentos, logo a característica do bico menor foi se transformando.
Explicação:
A resposta da letra A eu apenas resumi da pessoa de cima, os créditos são dessa pessoa.
A letra B eu fui pela lógica e pela teoria de Lamarck.
Se ajudei deixa o coração e a estrela. ^^
2- a) A variação do tamanho médio dos bicos destas aves após o período de seca pode ser explicado pelo fato de que a seca provocou mudanças nas espécies vegetais, nas quais as sementes pequenas ficaram ainda menores.
Por outro lado, as espécies de crescimento rápido e sementes maiores aumentaram e, com isso, os tentilhões de bico pequeno tiveram que se adaptar a essas mudanças para comer as sementes maiores, o que ocasionou mudanças no tamanho do bico.
b) Os descendentes das aves sobreviventes possuem bicos ainda maiores com o objetivo de facilitar o acesso a água e alimentos, por causa disso, a característica do bico menor foi se transformando.