02 - (ENEM) Antes de técnicas modernas de determinação de paternidade por exame de DNA, o sistema de determinação sanguínea ABO foi amplamente utilizado como ferramenta para excluir possíveis pais. Embora restrito à análise fenotípica, era possível concluir a exclusão de genótipos também. Considere que uma mulher teve um filho cuja paternidade estava sendo contestada. A análise do sangue revelou que ela era tipo sanguíneo AB e o filho, tipo sanguíneo B. O genótipo do homem, pelo sistema ABO, que exclui a possibilidade de paternidade desse filho é a) I AI A. b) I Ai. c) I BI B. d) I Bi. e) ii.
Soluções para a tarefa
Respondido por
478
Resposta:
PET FINAL AVALIATIVO: BIOLOGIA
Explicação:
1-B
2-A
3-E
4-B
5-C
6-A
fernandopadovani2ke2:
Muito obrigado mesmo!
Respondido por
90
Resposta:
a) IAIA.
Para a resolução da questão é preciso considerar que se o pai fosse IAIA, ele somente seria capaz de enviar IA. Considerando a presença do alelo IA, não é possível a existência do fenótipo do tipo B, em vista que existe uma predominância de uma codominância entre os alelos IA e IB.
Os genótipos compreendem todo o material genético que um indivíduo possui, além de todas as possibilidades de combinações e expressões gênicas. E os fenótipos são os responsáveis por expressar 20% do código genético.
Explicação: Pão de queijo com vinagrete
Perguntas interessantes