02.Conceitue Arte Ambiental.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação passo a passo:
A resposta está na arte ambiental, um movimento praticado por artistas de diferentes áreas que converte a natureza em sua inspiração — ou matéria-prima — para nos transmitir sua beleza e incentivar sua preservação. A arte ambiental nos leva a refletir sobre as consequências de nossos atos sobre o planeta.
Resposta:
Arte Ambiental é a arte que utiliza a natureza como matéria-prima para sua produção. Não mais a tela como suporte, mas galhos de uma árvore ou mesmo uma montanha podem ser transformados em arte pelas ideias de um artista. ... Land Art, Earth Art ou Earthwork é um estilo de arte que transforma a natureza em obra de arte.
CARACTERÍSTICAS E OBJETIVOS DA ARTE AMBIENTAL
A arte ambiental abrange uma perspectiva histórica da natureza junto a outra mais moderna ligada à ética e ao ativismo ecologista. Esse novo enfoque artístico surgiu no final dos anos 60 e, ao contrário dos clássicos, não se limita à representação de uma paisagem ou em incluir o meio ambiente em suas criações, pois vai além disso: converte o meio ambiente na própria obra visando conscientizar sobre os danos que o homem causa ao planeta e chamar para a ação.
A poluição de ar e dos oceanos, o aquecimento global, o desmatamento ou as consequências do consumo massivo para o meio ambiente são algumas das ameaças que a arte ambiental contemporânea denuncia através da fotografia, da pintura, do teatro, da dança e da escultura, entre outras vertentes. A ecoarte utiliza materiais naturais sustentáveis, tais como terra, pedra, folhas ou ramos para suas criações.
A arte ambiental engloba outras correntes semelhantes, tal como a arte ecológica, a arte povera e a land art. Esta última modifica as paisagens com obras de arte de grandes dimensões — espirais, valas ou rampas gigantes — criadas a partir do próprio terreno e com materiais naturais para provocar emoções no espectador. As primeiras manifestações da land art ocorreram nos Estados Unidos no final dos anos 60 e em geral as obras sofrem transformações até desaparecerem devido à erosão.
artistas mais reconhecidos desse tipo de corrente artística:
- Herman de Vries
- Andy Goldsworthy
- Joseph Beuys
- Robert Smithson
- Andrew Rogers: